A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Núcleo de Ciência, Arte e Cultura do IF Goiano – NAIF

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 09h52 | Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 10h50 | Acessos: 301

A consolidação da Arte e Cultura no Instituto Federal Goiano vem acontecendo gradualmente, aproximando e integrando os 12 (doze) campi da Instituição. Esse fortalecimento ocorre graças ao esforço coletivo de professores, servidores e alunos, principalmente nos últimos cinco anos. No intuito de viabilizar as ações, programas, projetos e eventos de Arte e Cultura no âmbito do IF Goiano de forma efetiva e integrada, a Pró-Reitoria de Extensão propôs, em 2016, a constituição de um núcleo responsável por todas as atividades relacionadas ao tema, sendo criado o Núcleo de Ciência, Arte e Cultura do IF Goiano – NAIF Institucional e os NAIF’s locais, com uma comissão em cada unidade, cujo objetivo principal é fomentar a integração artística e sociocultural da comunidade interna e externa, articulando-as de forma indissociável ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão.

A partir da institucionalização, os núcleos tornaram-se responsáveis pela gestão de ações, programas, projetos e eventos de arte e cultura, que além de promover atividades específicas, têm o compromisso de promover a articulação, inserção e reflexão cultural à comunidade interna e externa ao IF Goiano. Consideramos que a cultura tem papel importante no processo de formação integral dos alunos e valorização das pessoas que trabalham com arte e cultura no ambiente acadêmico, além de viabilizar a inclusão social.

Sendo assim, o NAIF também tem o intuito de fortalecer, valorizar e difundir as diversas manifestações culturais existentes na sociedade. De acordo com o artigo 215 da Constituição Brasileira de 1988, “o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais” e isso reforça o entendimento do IF Goiano no sentido da necessidade de sempre buscar meios e práticas que viabilizem esses programas e projetos. Ademais, desde a criação do NAIF, o IF Goiano oportuniza editais específicos para o apoio de projetos de Arte e Cultura com bolsas para os alunos participantes.

Dentre algumas ações que já foram realizadas de forma integrada pelo esforço coletivo dos NAIF’s, começamos pelo I Festival de Arte e Cultura de Iporá – I FESTARCI, no Campus Iporá, no ano de 2015, ainda quando o núcleo estava em processo de institucionalização. Em 2017, é a vez do Campus Urutaí receber o II FESTARCI. No ano de 2019, duas ações ocorreram de forma integrada: o III Festival de Música do Campus Ceres, em outubro de 2019 e no mês seguinte o I Art’Cum Cerrado Festival, em Rio Verde.

registrado em:
Fim do conteúdo da página