A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Permanência
Início do conteúdo da página

Plano Estratégico de Permanência e Êxito

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2019, 12h35 | Última atualização em Terça, 28 de Janeiro de 2020, 13h39 | Acessos: 1275

RAIO - X DA PERMANÊNCIA - #RXPEPE

O Plano Estratégico de Permanência e Êxito (PEPE) do IF Goiano, tem como objetivo promover, por meio de ações sistêmicas e locais articuladas, a permanência e o êxito dos estudantes à luz do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Trata-se de um projeto que integra diferentes ações e, que tem exigido dos servidores esforço, envolvimento, comprometimento e dedicação.Para tanto, as comissões locais e central da permanência e central, sob a coordenação das Pró-Reitorias de ensino e extensão têm realizado ações com vistas à melhoria dos projetos administrativos e pedagógicos de combate à evasão e retenção.

Entre os meses de outubro e novembro de 2018, foi aplicado um questionário para diagnosticar os principais fatores de evasão e retenção dos estudantes do Ensino Médio e Técnico e Educação Superior na modalidade presencial e à distância a fim de apontar ações pedagógicas e administrativas de superação que visem o monitoramento e a diminuição das taxas de evasão e retenção no âmbito do IF Goiano.
Foi realizado então, um levantamento quantitativo e qualitativo das taxas e causas de evasão e retenção. No levantamento quantitativo, as taxas de evasão, retenção e eficiência acadêmica foram analisadas a partir dos dados do SISTEC/Plataforma Nilo Peçanha 2017.

No levantamento qualitativo, as causas de evasão, retenção e eficiência acadêmica, referentes ao ano de 2018, foram coletadas por meio de um formulário eletrônico, que foi aplicado para docentes, técnicos administrativos efetivos, da área pedagógica e para todos os estudantes em curso de todos os níveis, formas, tipos e modalidades de ensino da educação básica profissional e superior, independentemente de seu ano e período do curso na modalidade presencial e à distância.

A partir dos dados quantitativos e qualitativos, foi construído coletivamente pelas comissões, um formulário específico para ser aplicado aos estudantes evadidos entre 2018 e 2019. Esse formulário tem por objetivo compreender, a partir da fala desses estudantes, os reais motivos de evasão dos cursos do IF Goiano o qual será aplicado até o mês de outubro de 2019.

Foi acordado com as comissões locais da permanência e diretores de ensino que esse formulário, deverá ser um documento padrão do IF Goiano à ser adotado pelas secretarias dos campi. para que o estudante, que porventura, indicar sua desistência do curso, seja por transferência, por trancamento de matrícula ou até mesmo por abandono do curso o preencha como condição de receber o documento solicitado de desistência do curso.

Como parte de uma das ações do PEPE, foi realizado no início do ano de 2019, pelas Pró-Reitorias de Ensino e Extensão, nos 12 campi do IF Goiano, o PEPE itinerante. Nessas visitas foram apresentados os resultados do diagnóstico de 2018, as ações realizadas de permanência e êxito e as proposições de intervenção, tanto institucionais quanto locais, de superação e monitoramento da evasão e retenção.

Acreditamos que as proposições levantadas a partir do PEPE, contribuirão para elevar os índices de permanência e êxito dos estudantes, em todos os níveis, tipos, formas e modalidades de ensino ofertadas pelo IF Goiano, por meio de ações efetivas e coletivas.

Assim, apresentamos os seguintes documentos para consulta:

 

1.Principais ações e proposições por campus

2.Principais fatores de evasão-Ensino médio e Superior

3.Resultado da pesquisa qualitativa com docentes

4.Resultado da pesquisa qualitativa com estudantes

5.Resultado da pesquisa qualitativa com com TAEs

6.Resultado geral da pesquisa qualitativa 2018

7. Diagnóstico dos estudantes evadidos dos cursos do Ensino Médio e Técnico ou de Graduação

8. Resultado geral da pesquisa qualitativa dos alunos evadidos - 2018/2019

9. Resultado dos indicadores - comparativo por campus 2017-2018

 

Clique e veja as fotos das reuniões  

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página