A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Central Analítica
Início do conteúdo da página

Central Analítica

Publicado: Segunda, 28 de Março de 2016, 16h47 | Última atualização em Terça, 29 de Março de 2016, 09h53 | Acessos: 1057
A Central Analítica objetiva atender graduandos e pós-graduandos em análises para o ensino e pesquisa. O espaço também é aberto para empresas.

A central funciona de segunda a sexta-feira nos horários das 7h às 11h30 e das 13h às 17h. 

Para reserva de equipamentos acesse Central Analítica.

 

Estão disponíveis na Central Analítica de Rio Verde os seguintes equipamentos:

FTIR-ATR-NIRA - Frontier PerkinElmer

UV-Vis Lambda 750 PerkinElmer

Bomba Calorimétria IKA - C200

Absorção Atômica Varian

 

Nos laboratórios associados:

HPLC/DAD Shimadzu - Câmpus Iporá

GC/FID/MS PerkinElmer - Câmpus Morrinhos

 

PARA ENVIO DAS AMOSTRAS

A amostra poderá ser enviada através de serviço postal (SEDEX) ou entregue na central analítica, devidamente acondicionada em frasco apropriado e fechado. Deve estar necessariamente identificada com o nome do professor responsável, o nome do aluno responsável e qual o curso que está matriculado, numero de um telefone e o e-mail para envio dos resultados. Recomenda-se também identificar as amostras com nomes simples e curtos (preferencialmente com numeração sequencial) que facilitem a recepção/analises das mesmas.

Endereço de envio de amostra*:

Central analítica – Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde – IF Goiano

Av. Sul Goiânia, KM 1, Zona Rural – CxP 66

Rio Verde - GO,

75901-970

*Para as técnicas identificadas como laboratório associado, o procedimento para o envio de amostras deverá ser verificado diretamente com o responsável do laboratório associado.

 

AGENDAMENTO DE ANÁLISES

Análises deverão ser agendadas em Central Analítica. Todas as informações solicitadas deverão ser preenchidas corretamente. A confirmação do agendamento será efetuada no período de 24 horas via e-mail.

 

OBTENÇÃO DE RESULTADOS

Uma vez que as análises forem concluídas, o solicitante receberá um e-mail informando o resultado das análises e solicitando ao mesmo a retirada das amostras.

 

Espectroscopia de infravermelho - IV

A técnica de espectroscopia de infravermelho é um método de análise que fornece evidências da presença de grupos funcionais presentes na estrutura de substâncias, podendo ser usada para identificar um composto ou investigar sua composição química. Para realizar as medidas, a radiação no infravermelho passa através da amostra, é comparada com aquela transmitida na ausência de amostra e o espectrômetro registra o resultado na forma de bandas de absorção. A região do espectro eletromagnético de maior interesse para esta técnica se encontra entre 4000 a 400 cm-1.

A quantidade de amostra necessária para fazer a análise é de no mínimo 2 mg, sendo que esta pode estar no estado sólido ou líquido.

Além da técnica de pastilha em KBr para sólidos, temos as técnicas de filme e atr (reflexão total atenuada), que podem ser utilizadas tanto para sólidos quanto para líquidos. A técnica de atr é principalmente utilizada para a análise de superfície em polímeros.

 

Espectroscopia de absorção no ultravioleta e visível (UV-Vis)

A absorção de radiação eletromagnética da região do ultravioleta (uv 100-400nm) e visível (vis 400-800nm) por parte de moléculas, átomos ou íons está normalmente associada a transições eletrônicas. Estas ocorrem quando por interação da radiação eletromagnética com o meio ambiente.

A quantidade de amostra necessária para a realização da análise é de no mínimo 20ml, sendo que deve está em estado líquido.

 

Bomba Calorimétrica

A bomba calorimétrica é adequada para realizar medidas de calor de combustão em volume constante de diversos tipos de materiais tanto sólidos quanto líquidos. Seus resultados podem ser emitidos em 3 unidades de medidas (Joule, Caloria e BTU’s).

A quantidade de amostra necessária para fazer a análise é de no mínimo 1g, sendo que esta pode estar no estado sólido ou líquido.

 

Equipe Central Analítica de Rio Verde

Professor Responsável: Dr. Paulo Sérgio Pereira

Monitora: Handressa dos Santos Melo

Estagiária: Hélen Carolina Ferreira Santos

Fim do conteúdo da página