Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Central Multiusuário de Análises (CeMA)
Início do conteúdo da página

Central Multiusuário de Análises (CeMA)

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 28 de Março de 2016, 16h47 | Última atualização em Quinta, 17 de Fevereiro de 2022, 14h54 | Acessos: 6979

A CeMA objetiva atender demandas dos cursos técnicos, graduação e pós-graduação em análises para o ensino e pesquisa. O espaço também é aberto para empresas.

Constitui-se de um laboratório multiusuário que contém equipamentos modernos, que abrangem técnicas cromatográficas, espectrométricas, de análises térmicas, entre outras, e possui ambiente de apoio para a preparação de padrões, amostras e análises.

A Central realiza procedimentos técnicos necessários ao desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica em diversas áreas do conhecimento e contribui para a formação científica e tecnológica de professores, estudantes e profissionais em diversas áreas da instituição e instituições parceiras.

 

Para reserva de equipamentos acesse Central Analítica.

E-mail de contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Estão disponíveis na Central Analítica de Rio Verde os seguintes equipamentos:

- Absorção Atômica Varian

- Bomba Calorimétria IKA - C200

- CG/MS/FID/HS - Sistema para cromatografia gasosa acoplada a detector de espectrometria de massas com sistema de injeção líquida e Headspace, Perkin Elmer (GC (MCTI- Cod4AW9O0/21)

- Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência acoplado a espectrometria de massas (CLAE-EM) ,Perkin Elmer  (MCTI- Cod4FLZ95/21)

- FTIR-ATR-NIRA - FrontierPerkinElmer

- UV-Vis Lambda 750 PerkinElmer

- Câmara de crescimento de plantas (MCTI: Cod098BVS/22

 

PARA ENVIO DAS AMOSTRAS

A amostra poderá ser enviada através de serviço postal (SEDEX) ou entregue na central analítica, devidamente acondicionada em frasco apropriado e fechado. Deve estar necessariamente identificada com o nome do professor responsável, o nome do aluno responsável e qual o curso que está matriculado, numero de um telefone e o e-mail para envio dos resultados. Recomenda-se também identificar as amostras com nomes simples e curtos (preferencialmente com numeração sequencial) que facilitem a recepção/analises das mesmas.

Endereço de envio de amostra*:

Central analítica – Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde – IF Goiano

Av. Sul Goiânia, KM 1, Zona Rural – CxP 66

Rio Verde - GO,

75901-970

*Para as técnicas identificadas como laboratório associado, o procedimento para o envio de amostras deverá ser verificado diretamente com o responsável do laboratório associado.

 

AGENDAMENTO DE ANÁLISES

Análises deverão ser agendadas em Central Analítica. Todas as informações solicitadas deverão ser preenchidas corretamente. A confirmação do agendamento será efetuada no período de 24 horas via e-mail.

Obs: A marca dos equipamentos é CG/MS/FID/HS Perkin Elmer e LC MS- Perkin Elmer

 

OBTENÇÃO DE RESULTADOS

Uma vez que as análises forem concluídas, o solicitante receberá um e-mail informando o resultado das análises e solicitando ao mesmo a retirada das amostras.

 

HS/CG/MS/FID - Sistema para cromatografia gasosa acoplada a detector de espectrometria de massas com sistema de injeção líquida e Headspace (MCTI-Cod4AW9O0/21) 

O equipamento HS/CG/MS/FID,PerkinElmer, é constituído por um sistema de cromatografia gasosa acoplada a um detector de espectrometria de massas e ionização em chama, com injeção líquida e Headspace. Há diversas aplicações do equipamento entre estas podem citar os usos em investigações voltadas para: Biotecnologia Vegetal; Bioprospecção de compostos naturais em plantas do cerrado; Análise de Sementes; Espectrometria de massas - compostos de síntese química (orgânica e inorgânica - complexos metálicos); Espectrometria de massas - metabolômica, proteômica e lipidômica; Macro e micronutrientes em solos e plantas; Caracterização ambiental de resíduos; Biocombustíveis - caracterização e análises de qualidade; Caracterização de Compostos Orgânicos; Determinação de Estrutura de Compostos Orgânicos; Identificação de compostos orgânicos e Meio Ambiente - Análises Químicas, Áreas Contaminadas, Água, Ecotoxicidade, Mudanças Climáticas.

 

Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência acoplado a espectrometria de massas (CLAE-EM) (MCTI- Cod4FLZ95/21)

Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência acoplado a espectrometria de massas (CLAE-EM) tem uso voltado para a realização de análises voltadas às investigações, Químicas, Ambientais, Metabolômicas, Bioprospecção, Composição Centesimal de Alimentos e estudos aplicados a Zootecnia e Ciências Agrárias.  O equipamento CLAE-EM demanda pelo baixo volume de amostra e com analitos em baixas concentrações, permitindo sua separação, identificação e quantificação de compostos, assim como na elucidação de propriedades químicas e estruturais de moléculas, sendo essas características de grande valia para sua aplicação em estudos acima citados.

 

Espectroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier/NIR Frontier e FT-IR Microscope Spotlight 200i

A técnica de espectroscopia de infravermelho é um método de análise que fornece evidências da presença de grupos funcionais presentes na estrutura de substâncias, podendo ser usada para identificar um composto ou investigar sua composição química. Para realizar as medidas, a radiação no infravermelho passa através da amostra, é comparada com aquela transmitida na ausência de amostra e o espectrômetro registra o resultado na forma de bandas de absorção. A região do espectro eletromagnético de maior interesse para esta técnica se encontra entre 4000 a 400 cm-1.

A quantidade de amostra necessária para fazer a análise é de no mínimo 2 mg, sendo que esta pode estar no estado sólido ou líquido.

Além da técnica de pastilha em KBr para sólidos, temos as técnicas de filme e atr (reflexão total atenuada), que podem ser utilizadas tanto para sólidos quanto para líquidos. A técnica de atr é principalmente utilizada para a análise de superfície em polímeros.

 

Espectroscopia de absorção no ultravioleta e visível (UV-Vis)

A absorção de radiação eletromagnética da região do ultravioleta (uv 100-400nm) e visível (vis 400-800nm) por parte de moléculas, átomos ou íons está normalmente associada a transições eletrônicas. Estas ocorrem quando por interação da radiação eletromagnética com o meio ambiente.

A quantidade de amostra necessária para a realização da análise é de no mínimo 20ml, sendo que deve está em estado líquido.

 

Bomba Calorimétrica

A bomba calorimétrica é adequada para realizar medidas de calor de combustão em volume constante de diversos tipos de materiais tanto sólidos quanto líquidos. Seus resultados podem ser emitidos em 3 unidades de medidas (Joule, Caloria e BTU’s).

A quantidade de amostra necessária para fazer a análise é de no mínimo 1g, sendo que esta pode estar no estado sólido ou líquido.

 

Câmara de crescimento de plantas (MCTI: Cod098BVS/22)

Sobre o equipamento: Este equipamento, multiusuário, é imprescindível para simular cenários de mudanças climáticas globais e seus impactos em espécies de plantas. Trata-se de uma câmara de crescimento de plantas fabricada sob encomenda, que possui sistema controle e aquecimento da temperatura do ar, trabalhando com faixas de temperaturas entre 10 a 45 graus. Além disso, controla a umidade relativa do ar, a intensidade da radiação luminosa e a qualidade da luz.

Dados do equipamento

Marca: Instalafrio

Modelo: Instalafrio Modelos 901238597/901238716

Link do equipamento no site do fabricante: https://www.instalafrio.com/?page_id=1335

Ano de aquisição: 2011

Código na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI: Cod098BVS/22

Situação do equipamento: Ativo

 

A Central Multiusuário de Análises (CeMA) está cadastrada na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do MCTI

 

Equipe Central Analítica de Rio Verde

Professor Responsável: Dra. Suzana Maria Loures de Oliveira Marcionilio e comitê gestor

Monitora: Stheffany Sousa Oliveira

Estagiário: Gabriel Cabral da Fonseca

Fim do conteúdo da página