Página inicial > Laboratórios de Pesquisa

Laboratórios

Publicado: Sexta, 05 de Março de 2021, 18h28 | Última atualização em Sexta, 05 de Março de 2021, 18h28 | Acessos: 1221

Núcleo de Laboratórios Didáticos e de Pesquisa de Ciências Agrárias
Responsável: Prof. Dr. Daline Benites Bottega
Telefone: (64) 3674-0465

Laboratório de Análises de Sementes/Fisiologia Vegetal
Coordenadora: Sílvia Sanielle Costa de Oliveira

A semente é um insumo básico de grande valor e só a sua avaliação correta permite o uso adequado, assim, o laboratório realiza análise da qualidade física da semente (teste de pureza); determinação de outras sementes por número; número de sementes/grama; peso de mil sementes; análise da qualidade fisiológica; testes de vigor e testes de produtos químicos em sementes. Fazem parte da equipe um pesquisador, bolsistas de Iniciação científica de cursos de graduação e discentes de curso de pós-graduação.

Tipo de análises:

- Análise de pureza;
- Teste de germinação;
- Emergência de plântulas em campo;
- Envelhecimento Acelerado;
- Teste de Tetrazólio;
- Condutividade elétrica;
- Peso de Mil Sementes;
- Experimentos com produtos químicos (micronutrientes, aminoácidos, fungicidas tc)
- Experimentos com estresse hídrico e salino;

Laboratório de Solos
Coordenador: Alisson Lucrécio da Costa

O Laboratório de Solos é destinado para o desenvolvimento de ações de ensino vinculadas principalmente ao curso de Bacharelado em Agronomia. Além disso, oferece suporte às pesquisas nas áreas de ciência do solo, como fertilização de culturas agrícolas e pastagens, poluição do solo, manejo e conservação de solos e água, além de contribuir nas áreas de gestão ambiental, manejo florestal, entre outras.

Tipo de análises:
 - Granulometria;Densidade do solo e das partículas;
 - Nitrogênio total;
 - Nitrogênio orgânico;
 -
Nitrogênio amoniacal;
 - Nitrato;
 - Carbono orgânico e total;
 - Cálcio e magnésio trocáveis
 - Potássio e fósforo disponíveis;
 - Fósforo remanescente;
 - Sódio e argila em H2O;
 - Poder de neutralização;
 - Teor de cálcio e magnésio e reatividade em calcário;
 - Micronutrientes;
 - Alumínio;
 - H + alumínio;
 - pH em H2O, KCl e CaCl.

Laboratório de Ciências e Produção de Animais
Coordenador: Eduardo Rodrigues de Carvalho

O Laboratório de Ciência e Produção de Animais é utilizado para o desenvolvimento de ações de ensino e pesquisa, vinculadas principalmente ao curso de Bacharelado em Agronomia. Possui estrutura para realizar análises de Fibra em Detergente Neutro (FDN), Fibra em Detergente Ácido (FDA), lignina e energia bruta de alimentos e rações para ruminantes, além da distribuição do tamanho de partículas de forragens e rações totais. Sendo também realizadas atividades de campo envolvidas com as ações dos usuários do laboratório.

Laboratório de Botânica

Coordenadora: Vania Sardinha dos Santos Diniz

Neste laboratório se realizam aulas práticas, minicursos, projetos de pesquisa e extensão em Anatomia, Morfologia, Taxonomia e Ecologia Vegetal, tanto com espécies cultivadas, quanto nativas do Cerrado. Participam da equipe do Laboratório professores do curso de Agronomia e alunos de iniciação científica (bolsistas e voluntários) da graduação e dos cursos técnicos do IF Goiano, Campus Iporá.

Laboratório de Fitotecnia
Coordenador: Gustavo Augusto Moreira Guimarães

O Laboratório de Fitotecnia integra o Núcleo de Laboratórios de Pesquisa e fica localizado na Fazenda Escola do IF Goaino – Campus Iporá. No Laboratório de Fitotecnia são desenvolvidas atividades que dão suporte às ações de ensino, pesquisa e extensão, principalmente, vinculadas aos cursos Técnico em Agropecuária e Bacharelado em Agronomia. As atividades são desenvolvidas por docentes de diferentes áreas, técnica de laboratório, discentes e estagiários de nível médio e superior.

Atividades abrangidas:
 - Produção vegetal
 - Pós-colheita de frutos e grãos
 - Adubação
 - Melhoramento vegetal

Laboratório de Microbiologia e Fitopatologia
Coordenador: André Marcos Massenssini

O Laboratório de Microbiologia e Fitopatologia atualmente é utilizado para o desenvolvimento de aulas práticas das disciplinas de Biologia Celular, Microbiologia Básica, Microbiologia Agrícola, Fitopatologia I e Fitopatologia II, Fitopatologia e Nematologia do curso superior em Bacharelado em Agronomia, além das disciplinas de Microbiologia Básica e Biologia para os cursos técnicos integrado ao ensino médio. Para tal, conta com equipamentos como microscópios, estufas de incubação, geladeiras, câmaras de fluxo laminar, dentre outros, que permitem aos docentes desenvolver as atividades de cada disciplina. O Laboratório também é utilizado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa nas áreas de Microbiologia do Solo e de Fitopatologia.

Laboratório de Entomologia
Coordenadora: Daline Benites Bottega

Entomologia é um termo com origem das palavras gregas entomon (inseto) e logo (estudo), e é a ciência responsável pelo estudo dos insetos. Tal ciência possui como objetivo compreender as relações dos insetos com o homem, com as plantas e os animais. O laboratório de Entomologia se localiza na Fazenda Escola, no Núcleo de Laboratório de Pesquisa, e é direcionado a atividades de ensino, pesquisa e extensão, com foco na Entomologia Agrícola, que estuda os insetos de interesse agrícola (pragas e inimigos naturais). As principais linhas de pesquisa são: resistência de plantas a insetos e avaliação das causas; levantamento populacional de insetos praga e inimigos naturais; e produtos naturais no controle de insetos, praga e seus efeitos na fisiologia de plantas cultivadas.

Capacidade/procedimentos analíticos:

- Identificação de pragas e inimigos naturais;
- Avaliação de inseticidas;
- Desenvolvimento de técnicas de criação de insetos;
- Estudos de bioecologia das espécies de pragas e seus inimigos naturais;
- Estudos sobre comportamento de insetos e estratégias para o controle;
- Seleção de genótipos resistentes;
- Extração de óleos essenciais para controle de insetos praga;

Equipamentos:
 - Microscópio estereoscópico acoplado a câmara digital e ocular milimetrada;
 - Câmaras climatizadas tipo B.O.D. com fotoperíodo e termoperíodo;
 - Estereomicroscópios
 - Balança semi-analítica;
 - Agitador magnético;
 - Manta aquecedora;
 - Estufas de secagem e esterilização;
 - Geladeiras, microondas, fogão elétrico e liquidificador;
 - Aparelho Clevenger
 - Vidraria em geral (proveta, bureta, béquer e placas de petri).
- Estufa localizada na área externa do Laboratório.

Laboratório de Hidráulica e Irrigação
Coordenadora: Vanessa de Fátima Grah Ponciano

O Laboratório de Hidráulica e Irrigação do curso de Agronomia da IF Goiano Campus Iporá, não tem uma sede fixa e sim uma sala na Fazenda Escola para guarda de equipamentos e aparelhos de uso hidráulico, hidrológico e de irrigação. É um típico laboratório de campo e desenvolve atividades relacionadas às disciplinas de Hidrologia e Hidráulica, Irrigação e drenagem. Possui equipamentos usados na medição de qualidade da água, tensiometria, simulador de chuvas, conta ainda com diversas peças e materiais inerentes aos sistemas de irrigação, que tem como objetivo promover aos alunos familiaridade na implantação de redes adutoras pressurizadas usadas na irrigação.

Tem-se ainda instalado no campo um: sistema por gotejamento para irrigação de diversas culturas objeto de pesquisa sobre retenção da água no solo e manejo da irrigação; um sistema de irrigação por microaspersão para estudos de manejo da irrigação; um sistema de microaspersão em viveiro de mudas florestais e de hortaliças. Todos esses sistemas são pressurizados por motobombas conectadas à rede elétrica.

No laboratório de Hidráulica e Irrigação foi desenvolvido um simulador de chuvas manufaturado pelos alunos e prestadores de serviço de Iporá. Possui baixo custo e fácil transporte e tem sido utilizado nos estudos de escoamento da água superficial em diferentes coberturas do solo, visando a integração lavoura-pecuária.

Também em campo está em fase de instalação um sistema de irrigação por gotejamento pressurizado com uma motobomba que funciona com Energia Fotovoltaica. Esse sistema irrigará hortaliças e tem como objetivo fomentar, em Iporá e região, o uso da irrigação por gotejamento e dos sistemas de bombeamento por energia solar fotovoltaica. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (FAPEG).

registrado em: