Página inicial > Últimas notícias - Polo > IF Goiano participa do Regenera Cerrado

IF Goiano participa do Regenera Cerrado

Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2023, 16h01 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 14h24 | Acessos: 386
O IF Goiano participou nesta quinta-feira, 24, do 1º Workshop Regenera Cerrado, que ocorreu em Rio Verde (GO). Segundo seus organizadores, o evento teve como objetivo promover o conhecimento sobre práticas de agricultura regenerativa, utilizando exemplos concretos e resultados de pesquisas realizadas na região.
imagem sem descrição.
O workshop é uma realização do Projeto Regenera Cerrado, que foi idealizado pelo Instituto Fórum do Futuro, é financiado pela Cargill e executado pelo Instituto BioSistêmico (IBS) em parceria com produtores rurais e instituições ligadas à pesquisa e extensão, incluindo o IF Goiano. Outras instituições parceiras no projeto são a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), o Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), o Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano (GAPES), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de Brasília (UnB).

O objetivo do projeto é disseminar técnicas de agricultura regenerativa que tenham respaldo científico e que possam ser escaláveis para a produção de soja e milho. Segundo a pesquisadora da Embrapa Eliana Fontes, o projeto está caracterizando e monitorando práticas de produção já utilizadas em 12 fazendas parceiras, localizadas no sudoeste goiano, a fim de avaliar benefícios ambientais e econômicos, entre outras variáveis. Orientado pelos princípios da agricultura regenerativa, o projeto busca apontar um modelo escalável para sensibilizar mais produtores rurais no Brasil na adoção de tais práticas.

Durante o evento, foi realizado o lançamento oficial do Regenera Cerrado, com apresentação de resultados preliminares das pesquisas em andamento e um painel sobre aspectos científico, ambiental, socioeconômico, regulamentar e político da agricultura regenerativa. A programação contou ainda com diálogos sobre o tema entre os diferentes atores envolvidos, o compartilhamento de experiências práticas dos produtores participantes do projeto e, por fim, uma palestra sobre tendências de sustentabilidade no mercado de alimentos e biocombustíveis.

Pesquisador do projeto e palestrante do evento, o professor do IF Goiano Tavvs Alves lembrou que diversos estudantes estão envolvidos no Regenera Cerrado, aprendendo não só com professores e em laboratórios e salas de aula, mas no campo com os produtores rurais. Segundo ele, mais que compreender os princípios e oportunidades da agricultura regenerativa, essa vivência favorece a proatividade e a busca de novas soluções sustentáveis pelos estudantes.

Além do professor Tavvs, responsável por conduzir análises na área de Entomologia, outros quatro professores do IF Goiano atuam no projeto: Alaerson Maia Geraldine e Eduardo Severiano, na análise de solos, plantas e doenças, Fabiano Guimarães Silva, na análise de abundância e diversidade de abelhas e de serviços de polinização, e Rúbia Cristina Marques, que avalia informações sobre custos de produção.

Núcleo de Relações Institucionais do Polo de Inovação/IF Goiano, com informações do IBS.