Página inicial > Cursos Técnicos > Redes de Computadores

Redes de Computadores

Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2015, 11h00 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 10h34 | Acessos: 1347

O Instituto Federal Goiano - Campus Avançado Ipameri oferece para a comunidade 2(dois) modelos de curso técnico na modalidade presencial.

Técnico em Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio: Nesta modalidade o aluno interessado realiza todo o seu ensino médio junto ao curso técnico no próprio IF Goiano.

Técnico em Redes de Computadores Concomitante ao Ensino Médio: Nesta modalidade o aluno interessado realiza apenas o curso técnico no IF Goiano, desde que ele esteja cursando ou, caso tenha concluído o ensino médio em outra escola.

Ao concluir o curso, com todas as exigências previstas no Projeto Pedagógico, o aluno receberá a habitação de Técnico em Redes de Computadores.

Áreas de Atuação: O profissional do Curso Técnico em Redes de Computadores poderá atuar em organizações públicas, privadas, do terceiro setor ou como profissional autônomo que demandem as competências do perfil profissional acima especificadas.

Perfil do Profissional: De forma geral, o profissional concluinte do Curso Técnico de Nível Médio em Redes de Computadores deverá apresentar um perfil profissional que o habilite a desempenhar atividades voltadas para elaboração e execução de projetos de redes de computadores, bem como trabalhar com a manutenção preventiva e corretiva em computadores. Desta forma, o perfil profissional deverá apresentar as seguintes competências:  compreender o funcionamento e relacionamento entre os componentes de computadores e seus periféricos; instalar, configurar e realizar manutenção de serviços de redes; sugerir programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário; aplicar conceitos de algoritmos e orientação a objetos; compreender o funcionamento das estruturas de dados básicas; selecionar, dentre os meios existentes, aqueles mais adequados para a interligação de equipamentos que comporão uma rede de computadores; compreender as arquiteturas de uma rede de computadores, descrevendo seus componentes e sua função no seu processo de funcionamento; instalar e configurar os dispositivos de rede, os meios físicos e programas, analisando seu funcionamento para aplicações em redes de computadores; instalar e configurar sistemas operacionais livres e proprietários; interpretar projetos de estruturas físicas de redes de computadores; elaborar relatórios técnicos das atividades desenvolvidas na implantação de redes de computadores; aplicar técnicas de gerência e segurança em sistemas de redes de computadores; conhecer modelos de organização de empresas; organizar a coleta e documentação de informações necessárias ao desenvolvimento de projetos; avaliar e executar ações necessárias ao suporte técnico de usuários; conhecer e aplicar normas de sustentabilidade ambiental, respeitando o meio ambiente e entendendo a sociedade como uma construção humana dotada de tempo, espaço e história; ter atitude ética e empreendedora no trabalho e no convívio social, compreender os processos de socialização humana em âmbito coletivo e perceberse como agente social que intervém na realidade; ter iniciativa, criatividade, autonomia, responsabilidade, saber trabalhar em equipe, exercer liderança e ter capacidade empreendedora; posicionar-se crítica e eticamente frente às inovações tecnológicas, avaliando seu impacto no desenvolvimento e na construção da sociedade.

Turno Integrado: Matutino/Vespertino

Turno Concomitante: Vespertino/Noturno

Carga Horária: o Curso Técnico em Redes de Computadores, ofertado pelo Campus Avançado Ipameri, terá carga horária total de 1050 horas, distribuídas em um ano e meio, incluindo 1020 (mil e vinte) horas para o estudo das disciplinas do curso e 30 (trinta) horas para Atividades Complementares.

Coordenador Técnico em Redes de Computadores Integrado: Rodrigo Vaz Duarte (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

Coordenador Técnico em Redes de Computadores Concomitante: William Roberto da Silva (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

RESOLUÇÃO Nº 077/2017 Aprova alterações PPC Técnico em Rede de Computadores Integrado C.A.Ipameri

PPC - Técnico em Redes de Computadores - Integrado

PPC - Técnico em Redes de Computadores - Concomitante