A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Agropecuária

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 25 de Maio de 2015, 17h02 | Última atualização em Quarta, 03 de Outubro de 2018, 18h29 | Acessos: 4128

O curso visa formar Técnicos em Agropecuária para atitudes éticas, humanísticas e socialmente responsáveis. Tem como objetivos específicos formar profissionais capazes de compreender e gerenciar o processo produtivo articulando experiências, conhecimentos técnicos e os seus fundamentos científicos e tecnológicos; usar diferentes possibilidades de aprendizagem, mediada por tecnologias no contexto da produção agropecuária e da sociedade, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico e espírito criativo; refletir sobre o impacto da inserção de novas tecnologias nos processos produtivos e no ambiente e os seus reflexos na formação e atuação do Técnico em Agropecuária; e orientar a elaboração de projetos a partir do entendimento e da análise crítica dos elementos que interferem na configuração dos processos produtivos com a introdução de tecnologias inovadoras.

Ao longo do curso, o aluno estudará disciplinas relativas à formação geral (Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Biologia, Educação Física etc.) e à formação profissional (Produção Animal, Mecanização Agrícola, Administração Rural, Culturas Anuais etc.). As aulas acontecem nos turnos matutino e vespertino, com atividades teóricas nas salas de aula e práticas nos laboratórios e setores como Bovinocultura, Suinocultura, Olericultura e Fruticultura, entre outros.

Perfil do Profissional: O Técnico em Agropecuária caracteriza-se como um profissional destinado a exercer as seguintes funções no mundo do trabalho: planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários; administrar propriedades rurais; elaborar, aplicar e monitorar programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial;  fiscalizar produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial; realizar medições, demarcação e levantamentos topográficos rurais; atuar em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

Áreas de Atuação: Pequenas, médias e grandes propriedades rurais que atuam no ramo da produção vegetal, animal e agroindustrial. Empresas de vendas de produtos destinados à lavoura e à pecuária. Órgãos de defesa sanitária vegetal e animal. Estabelecimentos agroindustriais. Empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa; parques e reservas naturais; secretarias municipais de agricultura. Empresas públicas e privadas que trabalham com pesquisas nas áreas de produção vegetal animal e agroindustriais. Como empreendedor, desenvolvendo seu próprio negocio, pois o mesmo planeja, executa e avalia projetos de produção vegetal, animal e agroindustrial.

Turno: Integral (manhã e tarde)

Duração: 3 anos

Coordenação: Kátia Roberta Fernandes (katia.fernandes@ifgoiano.edu.br)

Documentos: Projeto Pedagógico de Curso

Fim do conteúdo da página