Página inicial > Napne > Sobre o Napne

Sobre o Napne

Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 09h59 | Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2019, 13h22 | Acessos: 257

O que é o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - Napne?

É um Núcleo que articula pessoas e setores para o desenvolvimento das ações de implantação/implementação inclusivas no âmbito do IF Goiano. Tem como objetivo principal promover a educação profissional e tecnológica inclusiva por meio do desenvolvimento de ações de tecnologia, educação, cidadania e profissionalização para pessoas com necessidades específicas.

Constituição do Napne no IF Goiano - Campus Morrinhos

O ingresso de estudantes com necessidades educacionais específicas no Campus Morrinhos desencadeou na instituição a necessidade de se buscar formas de atender a essa nova demanda. Na perspectiva de atuar junto a esse novo público, o Campus Morrinhos, consoante com as legislações vigentes, implantou o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) no ano de 2011, tendo como coordenadora a psicóloga do campus. Desde então, o Napne vêm construindo sua identidade, fortalecendo-se, implementando ações com o objetivo de atender a demanda crescente de estudantes com diferentes necessidades educacionais específicas. Hoje, o Núcleo é composto por uma equipe com característica multidisciplinar, conforme disposto na Portaria nº 055, de 25 de fevereiro de 2019.

Quem são as pessoas com necessidades educacionais específicas?

São todas as pessoas que necessitam de políticas de inclusão, nos mais diversos campos da sociedade. O Napne responde pelas ações relacionadas ao atendimento dos diferentes grupos de pessoas excluídas e marginalizadas no âmbito do IF Goiano. No tocante à educação inclusiva, podemos destacar:
 Deficiências;
 Transtornos Globais do Desenvolvimento;
 Altas Habilidades ou Superdotação.
 Pessoas excluídas e marginalizadas: que encontram-se em situação de desfavorecimento social devido à etnia, orientação sexual, gênero, credo, condição econômica, necessidades específicas, pessoas encarceradas, apenadas e adolescentes em conflito com a lei.

O que é educação inclusiva?

A educação inclusiva é o processo social, pedagógico, cultural, filosófico, estético e político de ações educativas, pedagógicas e administrativas voltadas para a inclusão, o acesso, a permanência e o êxito de todos os estudantes no IF Goiano, especialmente àqueles estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento (TGD); altas habilidades/superdotação; jovens, adultos e idosos com deficiência à educação ao longo da vida e transtornos específicos da aprendizagem de acordo com as necessidades educacionais especiais de cada estudante, em todo o âmbito da instituição.

Membros do Napne:

Giseli Cristina da Silva Schneider - Psicóloga - Presidente do Núcleo
Alline Rodrigues Bento - Pedagoga
Laianny Barbosa do Prado - Auxiliar em Administração
Luciana dos Santos Machado Baldoino - Assistente de Alunos
Morgana Bruno Henrique Guimarães - Bibliotecária
Rafael Gomes Pinheiro - Técnico em Assuntos Educacionais
Rodrigo Lima Beda - Tradutor e Interprete de Linguagens de Sinais
Vera Ferreira Souza - Assistente de Alunos
Silvia Rosa - Pedagoga
Dayanna Silva Batista Soares - Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
Fernanda Welter Adams - Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
Luciano Carlos Ribeiro da Silva - Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
Rodrigo Borges de Andrade - Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
Sandra Cristina Marquez - Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
Sangelita Miranda Franco Mariano - Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
Odilon Fernandes Neto - Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
Franciéli Pinheiro - Estagiária do NAPNE

Contatos:

Sala do Napne - Núcleo de Atenção à Saúde, Sala 01.
E- mail: napne.mhos@ifgoiano.edu.br