Página inicial > Napne > Registro de atividades do Napne - Campus Morrinhos (2019)

Registro de atividades do Napne - Campus Morrinhos (2019)

Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 12h38 | Última atualização em Segunda, 24 de Agosto de 2020, 12h55 | Acessos: 871

Organização dos materiais na sala do Napne: A sala do Napne foi organizada para receber a comunidade escolar e os materiais estão disponíveis para uso dos/as estudantes com Necessidades Educacionais Específicas.

Reuniões do Napne: Ao longo do ano, foram realizadas nove reuniões, nas quais o Núcleo discutiu as demandas, elaborou ações e propôs encaminhamentos às atividades a serem realizadas para com os/as estudantes acompanhados pelo Napne.

Elaboração de Documentos e Discussão de Ações: Periodicamente, nas reuniões do Núcleo, foram tratados assuntos relevantes ao processo de ensino-aprendizagem dos/as estudantes com Necessidades Educacionais Especificas. Dentre as principais ações, destacam-se a elaboração e o envio de Notas Pedagógicas ao corpo docente com orientações pedagógicas a serem desenvolvidas, no decorrer do ano letivo, com os/as estudantes acompanhados pelo Napne.

Acolhimento e encaminhamento a atendimentos especializados: A partir de demandas recebidas, o Núcleo realizou o acolhimento e encaminhou os/as estudantes para atendimentos especializados nas áreas da saúde (Psicologia, Fonoaudiologia, Psiquiatria). Esses encaminhamentos foram possibilitados devido às parcerias estabelecidas com órgãos responsáveis por esses atendimentos (CRAS, CREAS, CREFIM e CAPS), nos municípios de residência dos/as estudantes.

Auxílio no desenvolvimento de atividades com os/as estudantes: Em horários pré-agendados, com acompanhamento da estagiária do NAPNE e de um monitor, os/as estudantes realizaram atividades de acompanhamento e reforço na sala do Núcleo.

Acompanhamento de Monitoria e Tutoria de Pares: Durante o ano letivo de 2019, foi realizado acompanhamento com os/as estudantes que desenvolveram e receberam acompanhamento de Monitoria e Tutoria de Pares.

Leitura e transcrição de provas e simulados: A partir da necessidade de aplicação de provas/simulados adaptadas/os, foram feitos atendimentos pelos membros do NAPNE como ledores e/ou transcritores.

Assessoramento nas atividades desenvolvidas com estudantes: Foi desenvolvido atividades que proporcionassem aos/às estudantes reforço na disciplina de língua portuguesa, com a proposição da estagiária do Núcleo, Francieli Pinheiro, de participação no Projeto Farol Cultural do IF Goiano. Um dos alunos atendidos pelo NAPNE foi premiado no Concurso de Contos do referido projeto.

Participação do Napne em eventos:

• Seminário sobre Acessibilidade na UFG e visita ao Núcleo e Laboratório de Acessibilidade e Inclusão da UFG: A participação e a visita proporcionaram o conhecimento de como são realizadas algumas das Ações de Inclusão na UFG, além de contribuir para elaboração de novas estratégias a serem desenvolvidas com a comunidade escolar/acadêmica do IF Goiano Campus Morrinhos.
  • Dia C da Ciência: A participação no evento Dia C da Ciência/ 2019 possibilitou divulgar as ações do NAPNE e dar visibilidade ao Núcleo no Campus Morrinhos. O Pôster (O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas no Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos), submetido na Modalidade Mostra de Ensino, foi premiado com o Prêmio de 2° Lugar.
  • Minicurso na Semana Acadêmica de Pedagogia: Na Semana Acadêmica de Pedagogia do IF Goiano Campus Morrinhos/ 2019, foi apresentado o Minicurso intitulado “Educação Inclusiva: Em foco o NAPNE no IF Goiano Campus Morrinhos”. O desenvolvimento do minicurso possibilitou a divulgação das atividades desenvolvidas pelo NAPNE e colaborou com a reflexão acerca da Educação Inclusiva no Campus.