Página inicial > Sisrad > Lei de acesso à informação > Perguntas frequentes > Perguntas frequentes - Projeto-piloto de EaD para Cursos Presenciais

Perguntas frequentes - Projeto-piloto de EaD para Cursos Presenciais

Publicado: Sexta, 17 de Abril de 2020, 15h37 | Última atualização em Sexta, 17 de Abril de 2020, 15h38 | Acessos: 2855

Se você aluno dos cursos presenciais do Campus Trindade (ensino médio integrado, graduação e pós-graduação) tiver alguma dúvida sobre nosso planejamento para tentar uma retomada das atividades de ensino durante a pandemia COVID-19 basta ler as perguntas e respostas abaixo. Ainda ficou com dúvida? Pergunte para nós em nosso Instagram @campustrindade. Segue lá.

1 - A partir do dia 20 de abril voltaremos a ter aula normal no Campus?

Não, as aulas serão a distância em cumprimento das orientações dos órgãos responsáveis pela segurança e saúde de todos.

2 - A partir do dia 20 de abril todas as turmas do IF Goiano terão aula a distância?
Não. Entre os dias 20/04 e 03/05 somente os terceiros anos do cursos técnicos integrados ao Ensino Médio terão aula a distância. Eles participarão do Módulo Piloto.

3 - O que é o Módulo Piloto?
A implantação das aulas a distância não é um processo simples. Então, faremos uma experiência com os terceiros anos tendo aulas a distância das disciplinas do Núcleo Comum para observamos como funciona esse sistema antes de implementá-lo para todas as turmas e disciplinas.

4 - Como serão dadas essas aulas a distância?
Através do nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no Moodle.

5 - Os cursos do nível superior também terão aula a distância?
Sim, a partir do Módulo 1.

6 - E as atividades práticas do meu curso técnico?
As atividades práticas de todos os cursos serão ofertadas quando retornarmos às aulas presenciais. Isso vai depender da liberação do retorno por meio dos órgãos responsáveis.

7 - O que são momentos síncronos de interação?
Os momentos síncronos de interação serão horários em que os professores estão online para atender aos alunos em relação às suas dúvidas. É semelhante ao horário de atendimento. O aluno pode usar esse momento para pedir ajuda na resolução de algum exercício ou para entender algum conteúdo da aula.

8 - Se eu não fizer os exercícios, terei falta?
Sim. A partir do dia 20 de abril, as atividades postadas no Moodle valem como aula, são letivas.

9 - Não tenho internet ou computador em casa. Serei prejudicado por não fazer as atividades?
Não. Estamos trabalhando em uma proposta de bolsa conectividade para que os alunos que declararam não ter Internet ou computador em casa possam contratar planos ou alugar equipamentos para continuarem sua formação durante esse período de distanciamento social.

10 - Caso minha internet esteja com problemas no dia da atividade eu fico com falta?
As atividades de cada módulo ficarão abertas por quinze dias. No entanto, não deixe para fazê-las no último dia do módulo, pois você pode não ter tempo de concluir tudo a tempo.

11 - Como será feita a chamada?
A frequência será contabilizada através de relatórios do Moodle que indicam se as atividades foram realizadas pelo estudante. Então é importante ler os textos indicados pelos professores, participar ativamente dos fóruns ou chats, assistir aos vídeos e realizar as atividades avaliativas dentro do prazo.

12 - Se eu perder um encontro síncrono eu fico com falta?
Não. A participação no momento síncrono é facultativa ao aluno. No entanto, essa participação é fortemente recomendada para que dúvidas sejam resolvidas através do diálogo imediato com o professor.

13 - Como serão as avaliações nesse período?
As avaliações acontecerão por meio das atividades propostas nos encontros. Após o encerramento do módulo, os professores postarão os gabaritos comentados das avaliações realizadas.