Página inicial > Últimas notícias Ipameri > Procedimento para Requerimento de Certificados e Diplomas - ENCCEJA

Procedimento para Requerimento de Certificados e Diplomas - ENCCEJA

Publicado: Sexta, 19 de Março de 2021, 16h06 | Última atualização em Quarta, 23 de Junho de 2021, 11h44 | Acessos: 4400

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)

O Campus Avançado Ipameri atua como unidade certificadora do programa Encceja, sendo responsável pela emissão dos seguintes documentos:

• Certificado de Conclusão do Ensino Médio com base no ENCCEJA
  • Declaração Parcial de Proficiência com base no ENCCEJA

Veja como solicitar o seu certificado ou declaração com base no Encceja:

(procedimento realizado por e-mail durante o período de isolamento social decretado pelo Comitê Operativo de Emergência do IF Goiano (COE/IF Goiano)

● Candidatos que escolheram o Instituto Federal Goiano - Campus Avançado Ipameri como instituição certificadora no ato da inscrição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) podem solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência.
● Para retirar o Certificado de Conclusão o candidato deve ter atingido o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exame e o mínimo de cinco pontos na redação. Caso o participante do Encceja esteja interessado em obter a Declaração Parcial de Proficiência poderá requerer desde que tenha obtido no mínimo de 100 cem pontos em uma das áreas de conhecimento.
● O prazo para a retirada do documento solicitado é de 60 dias para o certificado e 30 dias para declaração de proficiência. Os referidos prazos poderão sofrer alterações em casos de exceção, como por exemplo, no regime de atendimento remoto, por determinação das autoridades sanitárias ou por portaria específica (por exemplo: distanciamento social por ocasião da COVID-19).
● Certificados requeridos por terceiros só será possível com procuração específica, podendo ser procuração registrada em cartório ou procuração particular.
● O candidato Encceja, no momento do requerimento do certificado, deverá apresentar a seguinte documentação:
○ Resultado Encceja;
○ Documento Oficial de Identidade;
○ Cadastro de Pessoa Física - CPF;
○ Título de eleitor;
○ Comprovante de votação ou certidão de quitação eleitoral  (pode ser os canhotos dos últimos turnos de votação ou a Certidão de quitação eleitoral que pode ser retirada no site do Tribunal Superior Eleitoral pelo link: (http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);
○ Certificado de Alistamento Militar ou de Certificado de Dispensa de Incorporação (para candidatos do Sexo Masculino);
○ Certidão de nascimento ou casamento;
○ Comprovante de endereço;
○ Foto 3 X 4;

○ REQUERIMENTO DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO OU DECLARAÇÃO PARCIAL DE PROFICIÊNCIA – ENCCEJA (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MODELO)

Agora anexe todos os documentos digitalizados no e-mail e envie para: secretaria.ipameri@ifgoiano.edu.br.

Coloque no assunto do e-mail: Solicitação de Certificado ENCCEJA ou Solicitação de Declaração de Proficiência ENCCEJA.

Observações Importantes:
● Será avisado por e-mail quando o certificado ficar pronto para retirada na Secretaria.
● Para retirada do certificado será necessário agendamento prévio e apresentação da carteira de identidade.
● Informamos que devido ao enfrentamento da pandemia estamos atendendo de forma remota pelo email: secretaria.ipameri@ifgoiano.edu.br ou WhatsApp: 64 99207-4628 (Isabel), das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E EVENTOS