Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Uncategorized > Portais e Bibliotecas Virtuais
Início do conteúdo da página

Portais e Bibliotecas Virtuais

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2017, 18h10 | Última atualização em Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 15h31 | Acessos: 9919


Periódicos Capes - É uma biblioteca virtual que reúne um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 123 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. 

Acesse o Periódicos Capes 

 

Saiba mais:

Tutorial de acesso ao Periódicos Capes (pdf) 

Tutorial de acesso ao Periódicos Capes (YouTube)

 Biblioteca Virtual Pearson (BV) – Possui acervo com mais de 12 mil títulos em diversas áreas do conhecimento. A plataforma conta com ferramentas de acessibilidade aos usuários com baixa visão ou deficiência visual, assegurando o acesso e fornecimento ininterrupto ao acervo e, consequentemente, amplia os acervos das bibliotecas do IF Goiano, universalizando o acesso a todos estudantes e servidores da instituição. 

Acesse a BV

 

Saiba mais, clicando no:

Manual do Usuário

Tutorial de acesso a Biblioteca Virtual Pearson (YouTube)

 

 Repositório Institucional do IF Goiano (RIIF Goiano) – Biblioteca Virtual que tem como missão promover, mediante acesso aberto, a disseminação, a preservação, a valorização e o reconhecimento da produção técnico-científica do Instituto Federal Goiano.

 

Acesse o RIIF Goiano

Tutorial – Como submeter trabalhos acadêmicos no RIIF Goiano

 

 

 Oasisbr- “O Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica - Oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas”.

Acesse aqui 

 

 Portal Domínio Público - lançado em 2004, o portal coloca à disposição uma biblioteca virtual de referência para professores, alunos, pesquisadores e população em geral. Seu principal objetivo é promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Acesse o Portal aqui 

 

 A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. A BDTD, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.

 

Acesse a BDTD 

 

 Plataforma RED MEC -  Iniciativa do Ministério da Educação, com a proposta de reunir e disponibilizar, os Recursos Educacionais Digitais dos principais portais do Brasil. Com o objetivo de melhorar a experiência de busca desses Recursos. Desenvolvida numa parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professoras(es) da Educação Básica de todo o Brasil, pretende se tornar uma referência em Recursos Educacionais Digitais, como um ambiente de busca, interação e colaboração entre professoras(es)!

Acesse 

 

 Repositório PROEDU - Repositório online de conteúdos didáticos digitais, com o objetivo de reunir os variados recursos educacionais digitais produzidos pela Rede de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a fim de facilitar o acesso a eles e preservar a memória intelectual da Rede.

Acesse 

 

 Machado de Assis - Vida e obra - O propósito desta homenagem a Machado de Assis, mais que lembrar o centenário de sua morte, é fazer com que a sua obra completa chegue a qualquer usuário internet, em edições confiáveis e gratuitas. Tem como propósito organizar, sistematizar, complementar e revisar as edições digitais até então existentes na rede, gerando o que se pode chamar de Coleção Digital Machado de Assis.

Acesse 

 

 Portal de periódicos do IF Goiano - Projeto desenvolvido entre as Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI), Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação em parceria com o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi). Tem a missão de democratizar o acesso aberto às produções técnico-científicas dos pesquisadores do IF Goiano. 

Acesse

 

 EBSCOhost - A plataforma EBSCOhost oferece o acesso a conteúdo científico e a pesquisa por meio de cinco recursos gratuitos disponíveis a todo pesquisador a qualquer momento, como o American doctoral dissertation, banco de dados de pesquisa com mais de 172 mil teses e dissertações.
EBSCOhost possui uma abrangente coleção de conteúdo, incluindo a indexação de assuntos, texto completo de alta qualidade e toda a coleção de bibliotecas da EBSCO information Services, oferecendo uma experiência de descoberta personalizável aos clientes.

 

Acesse a EBSCOhost

Tutorial de acesso a EBSCOhost

 

 Mecanismo Online para Referências (MORE) - É uma ferramenta gratuita e desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail.

 

Acesse

 

Outras Bibliotecas Virtuais importantes:

 

ProQuest - Ferramenta de pesquisa interdisciplinar, que reúne importantes bases de dados e oferece diversos recursos de pesquisas acadêmicas.

 

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - Contém livros, revistas, documentos e outros tipos de arquivos livres para o download gratuito. 

 

Biblioteca Digital Paulo Freire - Voltada principalmente para a área de filosofia e pedagogia, a Biblioteca Digital Paulo Freire disponibiliza para download gratuito as obras do pedagogo e filósofo Paulo Freire.

 

Biblioteca Nacional Digital Brasil - Com mais de 700 mil arquivos, a Biblioteca Nacional Digital Brasil possui artigos, trabalhos acadêmicos, livros, obras de arte, gravuras, fotografias e outros documentos para download grátis.

 

Biblioteca Mundial Digital - Com objetivo de reunir documentos oficiais sobre a cultura de diversos países do mundo, a Biblioteca Mundial Digital disponibiliza gratuitamente fotos e arquivos para consulta.

 

Biblioteca Digital do Supremo Tribunal Federal - Para os estudantes e profissionais da área de Direito, a Biblioteca Digital do Supremo Tribunal Federal é uma ótima fonte de pesquisa em documentos, livros, artigos e outros arquivos de interesse.

 

Biblioteca Digital da Unicamp - A Biblioteca Digital da Unicamp possui em seu acervo dissertações, teses, pesquisas em andamento, revistas eletrônicas, etc., todos feitos pelos professores, pesquisadores e alunos da instituição.

 

Biblioteca Digital da UNESP - Possui grande acervo de obras de arte, gravuras e desenhos, além de trabalhos acadêmicos.

 

Biblioteca Digital do Museu Nacional - Disponibiliza o acervo de obras raras nas áreas de ciências naturais e antropologia.

 

Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ - Para estudiosos ou interessados na área de música. O acervo conta com obras raras dos séculos XVI a XVIII, além de partituras, manuscritos e periódicos para download gratuito.

 

Project Gutenberg - O Project Gutenberg reúne livros e documentos que estejam no domínio público de todo o mundo. Lá, é possível encontrar as obras originais de grandes nomes da literatura mundial.

 

Fim do conteúdo da página