Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Curricularização
Início do conteúdo da página

Curricularização

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 12h34 | Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2023, 10h11 | Acessos: 2175

Atendendo a obrigatoriedade de curricularização das atividades de Extensão, Pesquisa e Inovação, as pró-reitorias de Ensino (Proen), Extensão (Proex) e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) do IF Goiano desenvolvem trabalho conjunto visando discutir e atender a legislação prevista, segundo estabelece a estratégia 12.7 do Plano Nacional de Educação (lei nº. 13.005/2014) e na Resolução do CNE/CES nº. 07/2018. 

No dia 30 de abril de 2019 foi realizada na Reitoria, uma reunião com os diretores dessas três áreas da Instituição com o objetivo de discutir o tema. Considerando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, os presentes na referida reunião, refletiram sobre as possibilidades de inclusão da pesquisa nesse processo de curricularização. A partir dos fundamentos conceituais e legais abordados, os grupos de trabalho discutiram o tema e apresentaram uma síntese das proposições com base em perguntas norteadoras.

Como encaminhamento dessa reunião, foi proposto um plano de trabalho, onde consta, além de outras etapas, a constituição de comissão, responsável por elaborar as diretrizes da curricularização da extensão e pesquisa, conforme cronograma preliminar, o qual será validado pela referida comissão.

Ficou evidente o comprometimento de todos os gestores com a implementação desta política, frente ao desafio da formação integral e integrada dos estudantes em todos os cursos e níveis de ensino ofertados pelo IF Goiano.

O processo de curricularização da extensão será normatizado nos projetos pedagógicos de cursos de graduação, e "desenvolvido por meio das Ações de Extensão" conforme os Art. 5° e 6º do Regulamento das Ações de Extensão (RAE) do IF Goiano, de acordo com o itinerário formativo, e perfil do egresso de cada curso.

Clique e acesse: Regulamento das Ações de Extensão (RAE) do IF Goiano

 

Reunião com os colegiados de Ensino, Pesquisa e Extensão - 30.04.19

Sensibilização nos campi do IF Goiano sobre a Curricularização - Julho a Setembro de 2019

 

Mesa Redonda - Curricularização da Extensão 

Apresentação - mesa redonda e oficina

Apresentação Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Apresentação - Sidnei Sobrinho

 

Resumo da Mesa Redonda - Curricularização da Extensão e da Oficina "Como realizar a curricularização da extensão?"

Síntese - Mesa Curricualrização da Extensão

Síntese -Oficina: Como realizar a curricularização da extensão

Fim do conteúdo da página