A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Cursos Superiores > Engenharia da Computação
Início do conteúdo da página

Engenharia da Computação

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 28 de Janeiro de 2019, 14h57 | Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2019, 09h41 | Acessos: 2834

 

O curso de Bacharelado em Engenharia de Computação do Instituto Federal Goiano – Campus Trindade busca integrar teoria e prática contribuindo para um sólido desenvolvimento profissional. A teoria visa dotar o estudante de uma formação em consonância com a legislação vigente e as necessidades atuais do mercado de trabalho. A prática, por sua vez, busca inter-relacionar o conhecimento teórico com as aplicações técnicas de execução por meio das visitas técnicas, atividades complementares, iniciação científica, dentre outros.

 

 

Objetivo Geral: A formação de um profissional com sólidos conhecimentos: teóricos, práticos, científicos, humanísticos e profissionais, bem como aos demais ramos das ciências básicas e da engenharia, que o capacite a absorver e desenvolver tecnologias contribuindo efetivamente no mundo produtivo, com responsabilidade profissional, social, econômico e de segurança em prol do desenvolvimento sustentável da sociedade.

Objetivos Específicos: Os objetivos específicos no que se refere a competências e habilidades da formação do Engenheiro da Computação são definidos, como se segue:  Planejar, especificar, projetar, implementar, testar, verificar e validar sistemas de computação (sistemas digitais), incluindo computadores, sistemas baseados em microprocessadores, sistemas de comunicações e sistemas de automação, seguindo teorias, princípios, métodos, técnicas e procedimentos da Computação e da Engenharia;  Compreender, implementar e gerenciar a segurança de sistemas de computação;  Gerenciar projetos e manter sistemas de computação;  Conhecer os direitos e propriedades intelectuais inerentes à produção e à utilização de sistemas de computação;  Desenvolver processadores específicos, sistemas integrados e sistemas embarcados, incluindo o desenvolvimento de software para esses sistemas;  Analisar e avaliar arquiteturas de computadores, incluindo plataformas paralelas e distribuídas, como também desenvolver e otimizar software para elas;  Projetar e implementar software para sistemas de comunicação;  Analisar, avaliar e selecionar plataformas de hardware e software adequados para suporte de aplicação e sistemas embarcados de tempo real;  Analisar, avaliar, selecionar e configurar plataformas de hardware para o desenvolvimento e ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO Bacharelado 13 implementação de aplicações de software e serviços;  Projetar, implantar, administrar e gerenciar redes de computadores;  Realizar estudos de viabilidade técnico-econômica.

Requisitos para o ingresso no curso:  conclusão do Ensino Médio e aprovação no processo seletivo do IF Goiano ou SiSU/ENEM (ambos os processos utilizam a nota do ENEM). Há também a possibilidade de ingresso, conforme disponibilidade de vagas, por meio de Edital de Transferências Interna e Externa, Reingresso e Aproveitamento de Curso (Portador de Diploma), com lançamento previsto no Calendário Acadêmico do campus.

Condições para a conclusão do curso: integralizar as disciplinas de dez semestres (5 anos), realizar o estágio curricular supervisionado, cumprir as atividades complementares, construir e defender o trabalho de curso.

Duração: 5 anos

Turno: Noturno

 

 

Fim do conteúdo da página