PICSS

Publicado: Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 17h42 | Última atualização em Quarta, 08 de Fevereiro de 2023, 12h39 | Acessos: 719

Descrição: O Programa Institucional de Capacitação Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (PICSS IF Goiano) tem por objetivo principal a liberação de servidores docentes para capacitação em nível de mestrado, doutorado ou pós-doutorado, no Brasil ou no exterior.

Para quem: Servidores docentes do quadro permanente do IF Goiano em efetivo exercício.

Como funciona: O PICSS é um programa institucional e, no IF Goiano - Campus Cristalina, está sob responsabilidade da Unidade de Pesquisa. O edital de seleção é publicado pela PROPPI, semestralmente, isto é, para afastamento dentro do semestre conforme número de vagas disponibilizadas por cada Campus. As inscrições devem ser feitas via SUAP por meio de processo eletrônico encaminhado à Unidade de Pesquisa, apensando a documentação exigida no edital. Bolsistas PIQ IF Goiano não poderão ser contemplados com o afastamento previsto neste edital, mas terão o direito de concorrer. Caso sejam classificados, deverão optar entre um dos benefícios. Poderão ser definidas áreas prioritárias para as liberações, de acordo com o interesse institucional. A avaliação da documentação e do mérito é feita por comissão designada pela PROPPI. A liberação é concedida por meio de portaria, considerando o prazo máximo de 24 meses para mestrado, 42 meses para doutorado e 12 meses para pós-doutorado. Em até 10 dias após o início de cada semestre letivo, o servidor deverá apensar ao mesmo processo no SUAP o Relatório Semestral de Atividades. Ao final do curso, o servidor deverá comunicar formalmente a Unidade de Pesquisa, por meio de ofício, em até 10 dias úteis após a conclusão. Ao obter o comprovante do título obtido, apensar cópia ao processo eletrônico.

Fluxo no SUAP:

Para inscrição e implementação da liberação:

1. Módulo DOCUMENTOS >> Adicionar documento de texto >> Tipo: Edital PICSS >> Modelo: Formulário para liberação de servidores docentes do IF Goiano para capacitação.

1. Módulo DOCUMENTOS >> Adicionar documento de texto >> Tipo: Edital PICSS >> Modelo: Termo de compromisso e responsabilidade.

1. Módulo DOCUMENTOS >> Adicionar documento de texto >> Tipo: Edital PICSS >> Modelo: Formulário de autoavaliação.

1. Crie um processo, inclua os documentos internos e faça upload dos demais arquivos requeridos em edital. Em seguida encaminhe com despacho à UPESQ-CRIS.

Para o relatório semestral:

1. Módulo DOCUMENTOS >> Adicionar documento de texto >> Tipo: Edital PIQ >> Modelo: Relatório Semestral>> Substituir PIQ por PICSS. O relatório deve conter: dados da seleção (nº edital, data/prazo de afastamento), período de atividades do relatório semestral, dados do curso (instituição, nome do PPG, nível, orientador...), disciplinas cursadas e créditos obtidos, atividades desenvolvidas em relação ao projeto de pesquisa, produções e publicações científicas/técnicas, participação em eventos etc., bem como o cronograma de atividades a serem desenvolvidas e metas.

1. Inclua o relatório no processo de afastamento; faça também upload dos seguintes documentos: a) parecer do orientador, assinado, b) declaração de matrícula e c) histórico escolar. Envie o processo com despacho para a UPESQ-CRIS.

Documentos regulatórios: