Página inicial > Últimas Notícias Campos Belos > Projeto de extensão "Horta Agroecológica: práticas sustentáveis em olericultura"

Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 09h03 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2019, 10h08 | Acessos: 1323

Em sua primeira edição, o projeto ocorre em parceria com a Escola Municipal Niedja de Souza Machado. O primeiro encontro ocorreu na Comunidade Rural Agropecuária, em 07 de agosto de 2019.

imagem sem descrição.

A difusão de práticas agroecológicas é essencial na formação técnica profissional. No contexto da conservação dos agroecossistemas, práticas sustentáveis em olericultura são necessárias e os alunos devem vivenciar esta experiência prática. Para além da comunidade acadêmica, as práticas agroecológicas devem ser difundidas para a comunidade externa, a exemplo de alunos de outras instituições de ensino básico, com vistas à produção sustentável de alimentos, ao mesmo tempo em que ocorre a conservação dos agroecossistemas. Deste modo, o presente projeto propõe a difusão de conhecimento teórico e prático, através de palestra e vivência prática (implantação de hortas de base agroecológica) para alunos de instituições de ensino básico. Nesta edição, o projeto será executado na Escola Municipal Professora Niedja de Souza Machado, Campos Belos-GO, a qual é participante do programa Agrinho.

Objetivo Geral: Incentivar a adoção de práticas agroecológicas em olericultura, por parte dos alunos da Escola Municipal Professora Niedja de Souza Machado, com vistas a manutenção do equilíbrio ecológico dos agroecossistemas e conservação dos recursos naturais (por exemplo, água e solo), utilizando-se de técnicas que buscam a produtividade ótima e não a máxima, ou seja, o exercício de uma agricultura limpa e dinâmica sem uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos.

Coordenador: Dr. Althiéris de Souza Saraiva

Alunos envolvidos: