Página inicial > Últimas Notícias Campos Belos > Palestra sobre o Dia da Consciência Negra

Palestra sobre o Dia da Consciência Negra

Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2015, 18h13 | Última atualização em Quarta, 09 de Dezembro de 2015, 11h03 | Acessos: 4253

O dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro. O prof. Thiago de Faria e Silva ministrou palestra sobre o tema no Câmpus Campos Belos e na Escola Municipal Mariano Barbosa Junior.

O professor de história do Câmpus Campos Belos, Thiago de Faria e Silva, ministrou uma palestra na tarde deste dia 23 de novembro para alunos e servidores do câmpus sobre o Dia Da Consciência Negra, celebrado no último dia 20 de novembro. Na semana passada o professor já havia ministrado a palestra para os alunos do Colégio Estadual Mariano Barbosa Junior, também na cidade de Campos Belos.

Foi abordado na palestra casos de racismo em vários momentos da História (EUA nos anos 50 e 60, Alemanha nos anos 30, no Brasil do século XIX e no Brasil atual). Também foram destacados casos de racismo na internet, como o recente caso de racismo nas redes sociais contra a jornalista do Jornal Nacional Maria Júlia Coutinho. Pesquisas foram mostradas sobre a composição da população brasileira e foi discutido a importância das cotas como uma forma de remediar as desigualdades históricas. Além de inúmeros casos de resistência ao racismo, como, por exemplo, os protestos recentes dos jogadores de futebol que repudiaram o racismo nos gramados. Por fim, ficou evidenciado que a luta contra o racismo deve ser uma preocupação permanente, pois ainda temos um longo caminho a trilhar para conquistar uma sociedade livre do racismo.

O Dia da Consciência Negra foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549). Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. A instituição procura evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Assessoria de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Campos Belos