Página inicial > Últimas Notícias Campos Belos > Lançamento do projeto de extensão "Escola e Claquete"

Lançamento do projeto de extensão "Escola e Claquete"

Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2015, 18h24 | Última atualização em Terça, 15 de Dezembro de 2015, 09h33 | Acessos: 1217

O lançamento dos vídeos produzidos por professores e alunos será realizada na abertura do Ciclo de Debates Culturais no dia 01 de dezembro no Câmpus Campos Belos. Todos são convidados.

O projeto de extensão "Escola e Claquete: produção audiovisual nas escolas de Campos Belos", em parceria com o Colégio Estadual Mariano Barbosa, realizou, entre os meses de agosto e novembro de 2015, um minicurso voltado para a produção audiovisual escolar, envolvendo três professores (Salviano Gonçalves, Raphael de Paiva e Maristela Gomes) e cerca de 40 alunos do 7º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Eles puderam ter contato com principais etapas de produção da linguagem audiovisual (roteiro, filmagem, produção e montagem) e realizaram experiências de produção audiovisual.

Inicialmente, os professores contaram com uma formação realizada no Câmpus Campos Belos no dia 31 de agosto de 2015. Em seguida, as atividades se concentraram no Colégio Mariano Barbosa, com a realização de aulas, palestras, entrevistas e atividades de filmagem com alunos e professores.

Ao longo do projeto foram realizados dois vídeos. Uma videoaula sobre os circuitos elétricos, explorando as aprendizagens obtidas nas aulas de Ciências. E um vídeo sobre a História do colégio e de Campos Belos, mesclando ficção e documentário. Na parte ficcional, os alunos interpretam a narrativa de um menino que está fora da escola, em uma situação de vulnerabilidade social. O menino é resgatado pelos alunos e convidado a conhecer as atividades do colégio. Ele é convencido a estudar depois de acompanhar depoimentos e entrevistas sobre a História da cidade e sobre as várias atividades realizadas no ambiente escolar.

O projeto pretende fomentar a, ainda pouco presente, produção da linguagem audiovisual nas escolas públicas. Com o fazer audiovisual, o aluno é convidado a sair da posição de espectador e a se apropriar dos recursos audiovisuais para construir um olhar próprio sobre os conteúdos curriculares e sobre a sua realidade social e cultural. O projeto foi idealizado pelo professor Thiago de Faria e Silva.

Assessoria de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Campos Belos