Página inicial > Últimas Notícias Campos Belos > Aplicação dos testes do Saeb ocorrerá no dia 19 de novembro

Aplicação dos testes do Saeb ocorrerá no dia 19 de novembro

Publicado: Quarta, 10 de Novembro de 2021, 15h14 | Última atualização em Quinta, 18 de Novembro de 2021, 16h27 | Acessos: 452

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Teste terá início às 8h00 do dia 19 de novembro de 2021.

imagem sem descrição.

No próximo dia 19 de novembro de 2021, às 8h00, será aplicado o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) para os alunos dos 3º anos do Ensino Médio. A aplicação ocorrerá de forma presencial nas dependências do Campus Campos Belos.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Realizado desde 1990, o Saeb passou por várias estruturações até chegar ao formato atual. A partir de 2019, a avaliação contempla também a educação infantil, ao lado do ensino fundamental e do ensino médio.