Página inicial > Últimas Notícias Cristalina > Minicurso: Ecofisiologia e Manejo Cultural da Banana

Minicurso: Ecofisiologia e Manejo Cultural da Banana

Publicado: Quinta, 10 de Março de 2016, 13h04 | Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2016, 18h45 | Acessos: 1086

Instituto Federal Goiano Campus Avançado Cristalina recebe o Professor Doutor Lucas Barbosa de Freitas para ministrar o minicurso “Ecofisiologia e Manejo Cultural da Banana” para os alunos do 4º Bloco do Curso Técnico em Agropecuária.

imagem sem descrição.

O Instituto Federal Goiano Campus Avançado Cristalina recebeu, de 07 a 10 de março, o Professor Doutor Lucas Barbosa de Freitas para ministrar o minicurso “Ecofisiologia e Manejo Cultural da Banana” para os alunos do 4º Bloco do Curso Técnico em Agropecuária. O docente é formado em Agronomia pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), e possui o título de Doutor pela Faculdade de Ciências Agronômicas - Campus de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

O objetivo do minicurso foi o de fornecer aos discentes do Técnico em Agropecuária conceitos básicos de todas as etapas que envolvem a produção da cultura da banana, com especial enfoque a ecofisiologia e sua relação com a morfologia e manejo da planta. Foi discutido o conceito de “família” em plantas de banana, isso porque, plantas de banana produzem alto número de brotos, sendo importante para que alcance altos patamares de produtividade a manutenção de apenas três brotos por planta (mãe, filho e neto).

Ele ainda abordou sobre os manejos realizados na cultura, com destaque para desfolha, desbaste e eliminação do coração. Foram ainda demonstrados os métodos de propagação da cultura, enfatizando os desafios enfrentados, como é o caso da dificuldade de se obter mudas com boa qualidade sanitária (livre de pragas e doenças). Bem como o método de micro propagação de mudas de banana, este que é uma realidade entre produtores de banana mais tecnificados.

Doenças e pragas, Mal do Panamá, Moko, Sigatoka amarela e negra; e Broca-do-Rizoma (Moleque-da-Bananeira) foram também discutidos, assim como seus respectivos métodos de controle. Por fim, destacou-se os a colheita, transporte, separação das pencas, lavagem e embalagem dos frutos.

Texto: Profª Drª Suelen Cristina Mendonça Maia.

Galeria de imagens: