A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Cristalina > Núcleo de Inovação Tecnológica faz primeiro pedido de patente
Início do conteúdo da página

Núcleo de Inovação Tecnológica faz primeiro pedido de patente

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 19 de Agosto de 2015, 15h29 | Última atualização em Quarta, 19 de Agosto de 2015, 15h29 | Acessos: 531

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) fez na quarta-feira, 15, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), seu primeiro depósito de pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A invenção é um equipamento pulverizador de baixo custo, cujo objetivo principal é atender agricultores de pequenas propriedades.

 O invento, que pode ser acoplado em tratores de baixa potência, é resultado de um trabalho de conclusão de curso do aluno do bacharelado em Engenharia Agrícola do Câmpus Urutaí Jorge Alfredo Luiz França. Atualmente, o estudante cursa mestrado em Agronomia na Universidade Federal de Uberlândia, na área de Mecanização Agrícola e Tecnologia de Aplicação de Agroquímicos. Também fizeram parte do projeto o aluno Bruno Peres Romeiro e o professor Wagner Santos Gonçalves.

O depósito é resultado do trabalho que o IF Goiano, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós graduação e Inovação (Proppi), vem desenvolvendo com o intuito de fortalecer o NIT. "O fortalecimento de um NIT é demorado, pois é necessário preparar tecnicamente a equipe para que ela possa dar suporte aos pesquisadores que produzem conhecimentos passíveis de proteção", explica a coordenadora do Núcleo, Tânia Araújo.

A profissional complementa que o NIT do IF Goiano tem ainda muitos desafios e trabalho pela frente, pois é pequeno o número de pesquisadores que procuram proteger seus inventos. Ações no sentido de incentivar a propriedade do conhecimento, entretanto, tem sido realizadas. Em novembro do ano passado, a pró-reitoria convidou o assessor em Propriedade Intelectual da Universidade Federal de Goiás (UFG), Milton Costa, para ministrar palestra sobre o tema. Outras atividades também estão sendo programadas.

Legislação - O Núcleo de Inovação Tecnológica é um órgão previsto na Lei n° 10.973, de 2 de dezembro de 2004, regulamentada pelo Decreto nº 5.563, de 11 de outubro de 2005. O documento dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, estabelecendo medidas com vistas à capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do País, nos termos dos Artigos 218 e 219 da Constituição Federal.

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

Fim do conteúdo da página