Página inicial > Últimas notícias Ipameri > Palestra: “Sobre-Vivendo a adolescência dos filhos: desafios e possibilidades”

Palestra: “Sobre-Vivendo a adolescência dos filhos: desafios e possibilidades”

Publicado: Sexta, 14 de Junho de 2019, 09h29 | Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2019, 13h07 | Acessos: 693

O Campus Avançado Ipameri recebe novamente a visita das palestrantes Alanna Bernades, Aminny Farias, Ana Elise e Júlia Helen, dessa vez o público alvo da palestra foi os pais dos discentes.

Este evento foi organizado a partir de algumas atividades e conversas desenvolvidas com nossos alunos no decorrer dos meses de 2019. A partir de atendimentos desenvolvidos no Napne (Núcleo de Apoio às pessoas com necessidades específicas), conversas no Dae (Divisão de Assistência Estudantil) e, principalmente, por uma dinâmica desenvolvida em sala de aula, começaram nossas inquietações e desejos de fazer algo que auxiliasse nossos alunos.
   Há, aproximadamente, dois meses uma dinâmica sugerida por uma aluna do 1o Ano, vem sendo desenvolvida nas aulas da disciplina de Atualidades ministrada pela professora Laiane. Esta consistia em que cada aluno relatasse, anonimamente, os sentimentos ou fatos que os incomodavam.
   Em sala, a professora lia cada texto escrito e perguntava aos alunos quem se identificava e eles se manifestavam com opiniões e sugestões. OS temas que mais apareceram foram: Relacionamento familiar,
problemas com o corpo, relação com os amigos, descoberta da sexualidade, suicídio e automutilação.
   Essas atividades foram compartilhadas com o Grupo Gestor, Assistência Estudantil, Napne e Nap (Núcleo de Apoio Pedagógico) e, assim, decidimos procurar profissionais que pudessem nos capacitar e auxiliar em relação a estas situações que norteiam e inquietam essa fase vivida por nossos alunos, que é a adolescência.
   Em primeiro momento, visto a urgência de atendimento e auxílio a nossos alunos, durante a manhã do dia 31 de maio, através de uma parceria firmada com 4 psicólogas de Goiânia, responsáveis pelo Projeto “Sobre-Vivendo”, foi proferida uma palestra sobre saúde mental, equilíbrio, doenças e transtornos e, logo após, desenvolveram atividades com grupos focais e intervenções individuais.
   A participação e o envolvimento dos alunos nos surpreenderam enormemente e a ideia de um momento de conversa com os pais ou responsáveis partiu deles mesmos.
   Entendendo como é, em muitos casos, difícil a tarefa de ser pais de adolescentes e, ser filhos estando envoltos a um turbilhão de sentimentos próprios dessa fase, é que aceitamos a sugestão e, novamente, solicitamos que as psicólogas voltassem ao Campus e preparassem, para cada um de nós, não uma cartilha, pois não existe uma manual para encarar esta fase, mas no apresentasse os diversos desafios a serem enfrentados e as possibilidades de “sobrevivência” a este período.
   Estas atividades só foram possíveis pelo empenho e disponibilidade das psicólogas Alanna Bernades (CRP 09/13013), Aminny Farias (CRP 09/12930), Ana Elise (CRP 09/13029) e Júlia Helen (CRP 12957) para discorrem sobre a temática “Sobre-Vivendo: saúde mental no ambiente escolar” (31/05/2019) feita para os alunos e “Sobre-Vivendo à adolescência dos filhos: desafios e possibilidades” feita exclusivamente para pais e responsáveis por nossos discentes.