Página inicial > Últimas notícias Ipameri > Aconteceu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2019 no Campus Avançado Ipameri.

Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 15h31 | Última atualização em Terça, 05 de Novembro de 2019, 10h39 | Acessos: 534

O evento ocorreu entre os dias 22 e 24 de outubro de 2019.

A SNCT de 2019, em resumo, tem como objetivo aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, neste sentido, nosso campus englobou a Feira de Ciências, Apresentações de Trabalhos, Atividades Culturais, Palestras, Rodas de Conversa, Oficinas, Minicursos e o Projeto Conhecendo o IF. Neste ano, o tema da SNCT foi a Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o desenvolvimento Sustentável. Desta forma, nossas atividades envolveram ações que nortearam a preocupação com o meio ambiente e com o desenvolvimento econômico e sustentável.

A palestra de abertura (22/10) foi ministrada pelo Prof. Christian Luiz Ferreira Berti, com o tema “Sustentabilidade e Competitividade: Uma convergência positiva para criar e administrar projetos”. No dia 23 houve Rodas de Conversa com as temáticas: (1) Educação do futuro, criatividade e inovação com baixos recursos? Prazer Escola Pública! Mediada pela Prof.ª Maria Luíza, Prof. Marcus Maltempi, Prof.ª Silmara Epifânia e o aluno Guilherme Perfeito; (2) O que uma Escola Pública pode fazer para ajudar no tratamento da Doença de Parkinson? Mediada pela Prof.ª Ana Alice, Gracielle de Jesus e Bruna Cândido; (3) Chega de Papo Furado: Dá para ser Feliz, Criativo e Manjar de Matemática, mediada pelo Prof. Greiton Toledo e pelos alunos André Dias, Joyce Martins e Gustavo Basílio. Na oportunidade, foram entregues certificados aos alunos que participaram do projeto Mattics em 2018 e apresentados os alunos do Mattics 2019. E no último dia (23/10) encerramos o evento com uma palestra do Sr. Francisco Tomazini com o Tema: “Desafios para empreender em nosso País”.

Ocorreram atividades no período diurno também. Uma oficina sobre a Programação Python, ministrada pelo aluno Eduardo Brandão, outra sobre a Produção de sabão Sustentável com a Prof. Grazielle Alves, um Minicurso sobre Como investir no Mercado de Capitais, com o Prof. Ivan Alves e outro sobre Leitura e formação cidadã, com o Prof. Cléber César. Uma Mesa Redonda com a Sr.ª Gessoni Cortes com a temática Mulher e Empreendedora e um Curta Metragem: Ser tão velho Cerrado, mediada pela Prof.ª Carolina Reame. Durante o evento o NAIF de Ipameri construiu um palco e sem roteiro os alunos improvisaram com músicas, poemas, piadas e danças.

Dentre as atividades, foram apresentados por meio de banners, informações relevantes acerca de diversas profissões de interesse dos discentes do 3º Ano do Curso Técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio e que foram apresentados no Seminário de Profissões. Tal seminário, por sua vez, é uma atividade realizada no contexto da disciplina de Orientação de Carreira e tem como objetivo subsidiar as escolhas profissionais dos alunos que estão prestes a formar.

Clique aqui e acesse as fotos da Semana

Parabenizamos a comissão organizadora, representada pela presidenta, Prof.ª Ana Alice dos Passos Gargioni e, ainda, aos parceiros que contribuíram para o sucesso do evento, em especial, o Prof. William Roberto, por acompanhar o credenciamento e a Direção do Campus Avançado Ipameri, Prof.ª Juliana Cristina, por viabilizar a realização deste evento.

Núcleo de Extensão do IF Goiano – Campus Avançado Ipameri.