Página inicial > Últimas notícias Ipameri > Semana acadêmica do Campus Avançado Ipameri discute o potencial da Economia Criativa

Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2019, 13h36 | Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2019, 11h00 | Acessos: 453

Entre os dias 18 e 22 de novembro, o Campus Avançado Ipameri realizou a Semana de Gestão e Empreendedorismo 2019, com o tema "Economia Criativa: Desafios e Oportunidades". A escolha deste tema se deu em função do potencial de geração de trabalho e renda, de modo sustentável, que a Economia Criativa apresenta.

imagem sem descrição.

No dia 18 predominou a discussão do tema pela abordagem da Gastronomia. Pela manhã o professor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Alcyr Viana, que também é chef de cozinha, palestrou no auditório do campus sobre "Plantas Alimentícias não Convencionais (PLANCs). Pela tarde, na Associação Comercial e Industrial de Ipameri (ACIIPA), ministrou uma "Oficina de Gastronomia". O dia de atividades se encerrou, também na ACIIPA, com a "Mostra Gastronômica: Menu Degustação Art Dèco contada através da releitura da cozinha francesa", ocasião em que os participantes puderam ter contato com produtos com agregação de valor simbólico, característico da economia criativa, fazendo um paralelo com os preços de mercado.

No segundo dia, foi realizada uma oficina sobre "Pilotagem de Drones: profissão do futuro/presente" nas instalações do campus, ministrada pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Naiara Gonçalves. Os participantes da oficina puderam ter contato com uma atividade profissional em ascensão e bem remunerada, inserida no contexto da economia criativa. Pela noite, no auditório do Campus Avançado Ipameri, os temas do Turismo e Artesanato foram abordados através de duas atividades. A primeira foi uma palestra proferida pela Gerente Geral do Ecológic Ville Resort, de Caldas Novas/GO, que falou sobre o "Turismo Enquanto Empreendimento da Economia Criativa". A segunda atividade foi a apresentação do um case de sucesso "Cervejaria Templária", ministrada pelo empreendedor Gustavo Templar.

No dia 20 de novembro, no período vespertino, os participantes da semana acadêmica puderam conversar com a youtuber Andressa Carolinne, que proferiu a palestra "Youtuber: profissão do futuro/presente". Na ocasião, a palestrante explicou como produzir, manter e monetizar a partir de um canal no youtube. O dia de atividades se encerrou com a realização da "Feira de Empreendedorismo", na quadra poliesportiva do campus, e com o "Encontro de Egressos" do Campus Avançado Ipameri, realizado no auditório. Destaca-se que a Feira de Empreendedorismo, organizada pelos discentes do Curso Técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio, contou com a presença em peso da comunidade ipamerina, que teve a oportunidade de apreciar iguarias gastronômicas, também produzidas pelos próprios alunos e familiares.

O penúltimo dia da Semana de Gestão e Empreendedorismo, 21 de novembro, contou com a realização de um minicurso sobre "Mercado de Capitais", ministrado pelo Prof. Ivan Alves nas instalações do campus, durante o período vespertino. As atividades do dia se encerraram à noite com a ministração de outras duas palestras no auditório do campus. A primeira palestra "Você está preparado para mudanças", proferida pelo consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Celismarques Antônio, tratou sobre tendências e oportunidades de negócios. A última palestra do dia, por sua vez, foi proferida pelo Prefeito de Silvânia e Presidente do Consórcio Intermunicipal de Turismo e Cultura da Estrada de Ferro, José Faleiro, e abordou as potencialidades do trem turístico que pode alcançar o município de Ipameri.

A Semana de Gestão e Empreendedorismo 2019 se encerrou na noite do dia 22 de novembro com uma sessão especial, no plenário Vicente Marot, da Câmara Municipal de Ipameri, em alusão ao Dia do Administrador. Na ocasião, contando com a presença de discentes, servidores e comunidade em geral, foram homenageados Administradores, Gestores e Empreendedores de Ipameri e região. A sessão especial, de iniciativa do presidente da Câmara, vereador Marcelo Gomes de Godoi, também contou com o apoio do Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA/GO), na ocasião representado pelo seu Presidente, Administrador Samuel Albernaz.

O IF Goiano - Campus Avançado Ipameri agradece ao SENAR, SEBRAE, CRA/GO, IFG, ACIIPA, Ecologic Ville Resort, Consórcio Intermunicipal de Turismo e Cultura da Estrada de Ferro, Cervejaria Templária, Câmara Municipal de Ipameri e todas as demais instituições e pessoas que, direta ou indiretamente, colaboraram para o sucesso da Semana de Gestão e Empreendedorismo 2019. Em especial, nossos agradecimentos aos palestrantes que compartilharam suas experiências e know-how durante esta jornada acadêmica. Agradecemos, também, a todos que prestigiaram com suas presenças, em parte ou na integralidade das atividades. Em tempo, parabenizamos os discentes do o segundo período do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial pela dedicação e profissionalismo com que conduziram a operacionalização de todas as atividades.