Página inicial > Últimas notícias Ipameri > Semana de Ambientação e Integração 2020

Semana de Ambientação e Integração 2020

Publicado: Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 15h56 | Última atualização em Quarta, 12 de Fevereiro de 2020, 11h47 | Acessos: 596

Produto Educacional PROFEPT é desenvolvido no Campus Avançado Ipameri

Semana de Ambientação e Integração 2020 - Produto Educacional PROFEPT é desenvolvido no Campus Avançado Ipameri

Está ocorrendo no período de 3 a 7 de fevereiro a Semana de Ambientação e Integração (SAI), no Campus Avançado Ipameri. O evento consiste em uma das ações do Produto Educacional (PE) desenvolvido pela mestranda do Programa de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)- IFTO e servidora do Campus Avançado de Ipameri, Lorena Lopes da Costa.
A Semana iniciou com a recepção de todos os alunos no auditório. As atividades foram abertas com a leitura do texto “Quantos sonhos cabem em mim?”, de autoria da Profª. Drª. Ana Alice dos Passos Gargioni e, em seguida, receberam as boas-vindas da Diretora, Professora Drª. Juliana da Costa Fernandes e do Diretor de Ensino, Professor Ms. Welton Lourenço Calhao de Jesus. A manhã desse primeiro dia foi contemplada com atividades de cunho artístico – culturais, bate – papo com alunos egressos acerca da vida acadêmica e suas conquistas durante e após o curso realizado no Campus Avançado Ipameri. Finalizou com a roda de conversa com a Profª.Drª. Maria Luiza Batista Bretas e as alunas idealizadoras do Projeto “Tapete Literário”.
Ao longo da semana, os alunos calouros estão participando de oficinas que contemplam ciência, tecnologia e humanidades, aliando a teoria à prática e oportunizando ao educando vivências criativas e transformadoras. As atividades de acolhimento prosseguirão durante a semana com oficinas. O encerramento ocorrerá na sexta-feira, dia 7, com a realização de uma Gincana de Integração envolvendo todos os alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
Lorena explica que a proposta da SAI foi apresentada no ano de 2018 aos servidores do Campus Avançado Ipameri, que de prontidão se envolveram e contribuíram para que a ação se concretizasse. O evento conta com a colaboração e o apoio da Direção Geral do Campus, dos docentes e dos técnicos - administrativos.
O Produto Educacional - PE - foi idealizado a partir do projeto de pesquisa “Permanência e Êxito: a elaboração de Guia de Ações em prol da democratização do ensino”, tendo como objetivo contribuir com a permanência e o êxito dos alunos que ingressam na instituição. O intuito é promover situações e ambientes que permitam a formação integral dos alunos, no sentido das relações humanas de forma mais ampla, ultrapassando os aspectos do conteúdo, racionalidade ou cognição, dando relevância às artes em geral, ao desenvolvimento de dimensões afetivas, aos valores e ao bem-estar do indivíduo, dentro e fora da Instituição.

Confira a programação da SAI