Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Iniciado projeto de avaliação de variedades de mandioca para produção de cerveja
Início do conteúdo da página

Iniciado projeto de avaliação de variedades de mandioca para produção de cerveja

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 20 de Julho de 2021, 14h03 | Última atualização em Quinta, 22 de Julho de 2021, 11h03 | Acessos: 320

Projeto é fruto de parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Agência Goiana de Assistência Técnica e Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária.

imagem sem descrição.

O IF Goiano - Campus Morrinhos iniciou parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e com a Agência Goiana de Assistência Técnica e Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) em projeto visando à avaliação de variedades de mandioca destinadas para a produção de cerveja.

Sobre o estabelecimento da parceria, o gerente de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Nadson de Carvalho Pontes, relaciona o projeto às ações do governo de Goiás para fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca. Com a assinatura de um Protocolo de Intenções entre o governo de Goiás e a Ambev, em agosto de 2020, a empresa criou uma marca de cerveja goiana a partir da fécula da mandioca. Desde então, a Seapa e Emater vêm mapeamento áreas com potencial para fornecimento de mandioca para abastecer a indústria cervejeira, divulgação junto aos produtores e acompanhamento do processo produtivo. "Após articulação da direção-geral e equipe diretiva do Campus Morrinhos com Seapa e Emater, o campus passou então a participar do projeto, atuando na avaliação de variedades de mandioca melhor adaptadas às condições da região Sul do estado de Goiás", comenta o docente.

Os primeiros testes tiveram início com a avaliação de duas variedades que se destacaram na região Nordeste de Goiás e estão sendo acompanhados por Nadson, professor de Melhoramento de Plantas do curso de bacharelado em Agronomia, e pelo servidor Robson Ferreira Dias.

A ideia inicial é identificar materiais com produtividade acima de 30 toneladas por hectare e teor de amido superior a 30%, de modo a atender às exigências da indústria cervejeira. "Identificados os melhores materiais, o Instituto deverá avançar na distribuição de material propagativo e acompanhamento de pequenos produtores da agricultura familiar da região, os quais poderão produzir e vender sua produção à Ambev, melhorando a renda de suas propriedades", declara o professor.

Visita - Na quarta-feira, 21, o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, estará no campus para conhecer este e outros projetos. A visita terá início com um almoço. A previsão é que o governador chegue às 12h30.

 

Fotos

 

Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Campus Morrinhos

 

 

 

Fim do conteúdo da página