Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Inscrições abertas para formação em Educação Escolar Quilombola
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para formação em Educação Escolar Quilombola

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 11 de Setembro de 2025, 13h47 | Última atualização em Terça, 16 de Setembro de 2025, 13h43 | Acessos: 670

Curso terá início no dia 16 de setembro.

imagem sem descrição.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) abre inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola, voltado para servidores do IF Goiano, professores e gestores escolares das redes municipais e estadual de Goiás e alunos de cursos de licenciatura. A formação tem como objetivo capacitar professores, gestores e licenciandos para o ensino sobre quilombos e para a promoção da educação das relações étnico-raciais. Interessados devem se inscrever pelo link abaixo. São necessários documento de identificação com foto e CPF.

Com carga horária de 180 horas, o curso será ofertado de forma semipresencial. As aulas acontecerão de maneira síncrona às terças e quintas, das 19 às 21 horas, e assíncrona por meio da Plataforma Moodle, no período de 16 de setembro de 2025 a 30 de março de 2026. Uma vez por mês, será realizada uma atividade presencial nas comunidades quilombolas dos municípios de Professor Jamil, Piracanjuba, Santa Cruz de Goiás, Abadia e Palmeiras.

Para os servidores do IF Goiano, será disponibilizado transporte institucional para participação dos encontros nas comunidades. As vivências presenciais também poderão ser assistidas posteriormente em formato on-line, garantindo acessibilidade para os cursistas que não puderem participar presencialmente.

O curso está dividido nos seguintes módulos temáticos:

• Territorialidades quilombolas e lutas históricas e contemporâneas;
• Memória, saberes e diversidade cultural quilombola;
• Ancestralidade, religiosidades e práticas antirracistas;
• Sustentabilidade ambiental e modos de viver nos territórios;
• Educação para as relações étnico-raciais e educação escolar quilombola;
• Relações de gênero e o papel da mulher nas comunidades.

 

Inscreva-se aqui


Diretoria de Comunicação Social

Fim do conteúdo da página