Campus Morrinhos realiza aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Olericultura
Evento ocorreu dia 15 de setembro.
O dia 15 de setembro de 2025 entrou para a história do Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos por ser a data de marco oficial do início do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Olericultura (PPGOL). O evento histórico, que também foi direcionado aos discentes do mestrado em Olericultura, ocorreu no auditório da biblioteca e representou uma importante conquista para o Campus Morrinhos e para o IF Goiano como um todo, fortalecendo a proposta institucional de verticalização do ensino e contribuindo para o desenvolvimento profissional, científico e dos sistemas produtivos locais e nacionais.
A aula inaugural do PPGOL reuniu gestores do IF Goiano, servidores, estudantes, autoridades e representantes de instituições e empresas parceiras. Para abrir a programação, a apresentação musical ficou por conta da cantora Lara Lima, que é aluna do curso de bacharelado em Agronomia. Em seguida, o coordenador do PPGOL, Túlio de Almeida Machado iniciou o momento dos discursos. Além de dar as boas-vindas aos ingressantes, o professor ressaltou a relevância da implantação do doutorado, que é fruto de uma trajetória que começou há mais de uma década com a aprovação do curso de mestrado. "Quando iniciamos, em 2014, tínhamos apenas uma ideia e um desejo. Hoje temos uma história de conquistas, um patrimônio de conhecimento, uma rede de parceiros e um futuro promissor que começa a ser escrito com este programa de doutorado", destaca o coordenador.
Na mesma linha, enfatizando a importância do doutorado, os pronunciamentos tiveram continuidade com a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano - Campus Morrinhos, Clarice Aparecida Megguer, o diretor-geral do IF Goiano - Campus Morrinhos, Cícero José da Silva, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Carlos da Costa, o pró-reitor de Administração do IF Goiano, Gilson Dourado da Silva, o pró-reitor de Extensão do IF Goiano, Luciano Carlos Ribeiro da Silva, o Gerente Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Fritz Kasbaum, e o reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro.
Para o diretor-geral do Campus Morrinhos, o momento, que é de muita alegria para a instituição, os servidores e os estudantes, também é uma ocasião dedicada aos agradecimentos a todos aqueles que incentivaram e contribuíram para esse evento acontecer. "Esse trabalho que está se concretizando hoje não começou agora. Isso foi uma estrada que foi sendo pavimentada desde o início do curso de Agronomia. Os professores da área vislumbraram, dentro das potencialidades econômicas do nosso município, e começaram aquela jornada de buscas, de trabalho, de pesquisa, principalmente na iniciação científica. Aquele momento possibilitou a implementação da proposta do mestrado e hoje possibilitou a gente estar começando o nosso doutorado", ressalta o diretor-geral.
Após as falas, houve a entrega de menção honrosa em reconhecimento ao apoio e à atuação em prol do Programa de Pós-Graduação em Olericultura do Campus Morrinhos. Em seguida à homenagem, os presentes prestigiaram a palestra da professora da UFU e Membro da Comissão Avaliadora dos Programas Profissionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Ana Carolina Silva Siquieroli.
PPGOL - O Programa de Pós-Graduação Profissional em Olericultura teve início com a aprovação do curso de mestrado em 2013. Com a aprovação do doutorado em 2024, tornou-se o primeiro da modalidade profissional a ter níveis de mestrado e doutorado no IF Goiano, sendo também um dos primeiros do Brasil, juntamente com mais dois programas profissionais na área de Ciências Agrárias. Atualmente, o programa conta com 53 alunos de mestrado e 16 de doutorado. No corpo docente, o PPPGOL possui 15 professores permanentes.
Comunicação Social do IF Goiano – Campus Morrinhos
Redes Sociais