Projeto "Integratech" promove educação tecnológica e inclusão digital a crianças e adolescentes
Atividades ocorrem em parceria com a Prefeitura de Morrinhos.
Por meio do Projeto de Extensão "Integratech – Caminhos da Tecnologia e Inclusão Digital", professores e alunos do curso de Ciência da Computação e do Grupo de Excelência em Dados, Automação e Inteligência Artificial (Gedaia) do Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos desenvolvem atividades voltadas à ampliação do acesso de crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, à educação tecnológica, sob uma perspectiva dinâmica e inclusiva para despertar o interesse e aumentar o nível de compreensão teórica e de aplicação da tecnologia.
Coordenado pelo docente Jesmmer da Silveira Alves, o projeto é executado em parceria com a prefeitura de Morrinhos, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, e as ações estão ocorrendo com estudantes do Programa Pró-Cidadão. Em seu segundo ano de execução, o projeto iniciou as atividades do período 2025/2026 na segunda-feira, 6 de outubro, com a participação dos alunos em uma prática focada na reciclagem de materiais eletrônicos que estão em desuso. Segundo o professor Jesmmer, a proposta educativa e sustentável da primeira atividade reúne a conscientização sobre a importância da reciclagem e a oportunidade de colocar em prática a habilidade e a criatividade dos alunos na confecção de itens a partir de peças de computadores inutilizáveis.
Entre os participantes, a aluna do curso Guarda-Mirim, R. B. O., 12 anos, mostrou com muita satisfação o chaveiro que foi confeccionado com teclado de computador, contendo a tecla com a letra inicial do seu nome. De forma entusiasmada, a estudante afirmou que gostou muito de participar da atividade e já está ansiosa para os próximos dias do projeto.

Para os estudantes do curso de Ciência da Computação que integram a equipe do projeto de Extensão, a experiência está sendo muito positiva. Atuando também como bolsitas no Pró-Cidadão, Bruno Batista Ferreira e Larah Beatriz Lima Vasconcelos destacam a importância das ações desenvolvidas tanto para a formação acadêmica quanto para a perspectiva de transformação na vida das crianças e dos adolescentes envolvidos.
O discente Bruno ressalta que o projeto expande o campo de visão das pessoas sobre a tecnologia e a inovação, além de ser uma forma de colocar em prática todo o conhecimento adquirido no decorrer do curso de Ciência da Computação. "Como profissional que eu estou me formando, eu tendo esse contato real com pessoas que não são da área, colocando a parte teórica, que aprendi durante o curso do Instituto Federal, no mundo, na vida real, com dúvidas reais, com temas que são comuns para nós que somos da área e que é algo novo para outras pessoas, isso para mim é sensacional", afirma o discente.
Para Larah, está sendo um grande aprendizado poder vivenciar esses dois mundos e proporcionar um espaço que possa ampliar o olhar dos participantes sobre a tecnologia. "Depois que eu vim pra cá, eu comecei a conhecer esses alunos, comecei a entender a história deles. Está sendo um aprendizado muito grande incluir esses dois espaços que eu frequento. É interessante ver esses jovens que estão tentando entender o mundo, estão nessa fase de desenvolvimento, e a gente trazer a tecnologia como algo além do que eles veem na internet, no celular, mas como outras formas de lidar e como isso pode impactar na vida deles. Então, eles sempre ficam muito empolgados e é muito legal de ver”, declara a estudante.
Ao longo da execução do projeto, uma variedade de atividades estão previstas, tais como palestras sobre tecnologias emergentes, cursos introdutórios de robótica, desenho e impressão 3D, e visita ao Museu de Tecnologia Integratech, localizado no Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos.
Comunicação Social do IF Goiano – Campus Morrinhos
Redes Sociais