Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > I INOFAS e I ENAGORTECH integram alunos de diversos cursos e níveis de ensino
Início do conteúdo da página

I INOFAS e I ENAGORTECH integram alunos de diversos cursos e níveis de ensino

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 21 de Outubro de 2025, 18h42 | Última atualização em Quinta, 23 de Outubro de 2025, 14h01 | Acessos: 206

Eventos integrados ocorreram de 14 a 17 de outubro.

imagem sem descrição.

De 14 a 17 de outubro, o Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos realizou o I Encontro Nacional de Inovações Tecnológicas para a Agricultura Familiar e Agroindústria Sustentáveis (INOFAS) e o I Encontro Nacional de Ciência e Tecnologia no Campo: Integração Agrícola, Pecuária e Inovações Digitais (ENAGROTECH). Considerado o primeiro evento integrado da instituição, a iniciativa envolveu estudantes de diversos cursos e de áreas variadas em uma jornada repleta de muito aprendizado.

Sob o tema "Do Campo ao Digital: Inovação que Transforma", o INOFAS e o ENAGROTECH contaram com excelentes palestras ministradas por profissionais de várias localidades do país, momentos de discussão das temáticas abordadas, minicursos, mesa-redonda "Os desafios da desigualdade de gênero da Extensão Rural" e um espaço para exposição e comercialização de produtos, com a presença de artesãs da CooperArte e seus lindos trabalhos em artesanato e de agricultores familiares da Feira da Agricultura Familiar da Complem. Além dessas atividades, também foi promovida uma ação solidária por meio da arrecadação de caixinhas de leite para o Lar dos Idosos.

Para o presidente dos eventos, Wiaslan Figueiredo Martins, a dedicação conjunta dos servidores e estudantes que compuseram as comissões organizadoras, o apoio dos patrocinadores e a presença ativa de todos os participantes nas atividades realizadas ao longo dos quatro dias foram primordiais para o sucesso do evento. "Agradeço a cada um que esteve em nosso evento, a cada pessoa que ajudou na organização e aos apoiadores e patrocinadores CAPES, FAPEG, Faeg Jovem Morrinhos, Prefeitura Municipal de Morrinhos, Café Coringa, Frutos de Goiás, vereador Haslley Costa, Feira da Agricultura Familiar da Complem, Agro Vida, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), Hot Park e Mega Mix", declara o professor, que também ressaltou a abrangência nacional do evento por receber palestrantes de vários locais do Brasil.

Ao fazer um balanço do evento, o diretor-geral do Campus Morrinhos, Cícero José da Silva, fez uma avaliação positiva sobre o I INOFAS e o I ENAGROTECH, reforçando que foi bastante assertiva a ideia de integrar alunos de diferente cursos e níveis de ensino. "Foi um evento grandioso, com a participação de diversos cursos da instituição, um bom envolvimento dos estudantes e uma programação multidisciplinar que permite a capacitação, a formação, com qualidade, dos nossos estudantes. Tivemos palestrantes renomados de diversas áreas de atuação e regiões do Brasil. Foi uma satisfação muito grande fazer esse evento e espero que seja o primeiro de muitos outros que vamos realizar", afirma o diretor.

A proposta inicial de integração entre estudantes de cursos de áreas diferentes foi alcançada, podendo ser exemplificada pela participação de alunos dos cursos técnicos em Agropecuária e Informática em minicursos da área de Alimentos. Um desses casos foi o aluno Enzo dos Santos Xavier, que aproveitou a ocasião para aprender a fazer queijo artesanal no minicurso ofertado por Sandra Maria Silva Cardoso, que comercializa seus produtos na Feira da Agricultura Familiar da Complem, realizada toda terça-feira, no estacionamento da Complem. Para Enzo, a experiência foi bastante satisfatória. "Por não ser aluno do curso de Alimentos, eu estou achando bastante interessante poder fazer parte de um outro curso", contou o estudante.

A integração também foi constatada entre os diferente níveis de ensino. Além de estudantes dos cursos técnicos, superiores e de pós-graduação, o evento recebeu alunos do 9º ano do ensino fundamental, que participam do Partiu IF, e estiveram no minicurso cultural de Maculelê, no Centro de Vivência, sendo uma atividade do "Festival Raízes e Encantos: Capoeira e Maculelê", coordenado pela Escola Brasileira de Capoeira. A iniciativa no âmbito do Campus Morrinhos integra o projeto de Extensão "Vivência do maculelê na escola", coordenado pela professora Márcia Cristina Custódia Ferreira.

 

Minicurso cultural sobre Maculelê, realizado no Centro de Vivência.

 

Conecta Campi 2025 - Durante o evento, outro destaque da programação foi o Conecta Campi 2025. A maratona, promovida pela Faeg Jovem Morrinhos, ocorreu nos dias 15 e 16 de outubro e proporcionou aos alunos uma oportunidade de desenvolvimento de habilidades práticas como trabalho em equipe, liderança, criatividade e comunicação. O anúncio dos vencedores do Conecta Campi foi feito no encerramento do I INOFAS e I ENAGROTECH, na manhã de sexta-feira, 17, e os resultados finais foram:

  • Ideia de maior impacto (1º lugar): Arthur Megguer, João Gabriel Alves da Silva, Kamylla Barbosa e Miguel Fernandes Ferreira Silva
  • Ideia mais inovadora (2º lugar): Bruno Rodrigues Capingote
  • Destaque em Comunicação e Pitch (3º lugar): Ana Júllia Neres Souza, Gabriel Alves Nunes Mota e Laura Luísa dos Santos Rocha

Plantio inédito - Entre os minicursos realizados, um deles trouxe uma novidade histórica para a instituição. Ministrado pela professora Maria do Socorro de Caldas Pinto, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/Campus Catolé do Rocha), o minicurso “Palma forrageira: plantio, manejo e utilização” foi composto por uma parte teórica em sala de aula e uma atividade prática de campo, que marcou o plantio de quatorze genótipos de palma forrageira, representando a primeira vez que a espécie é cultivada nas terras do IF Goiano – Campus Morrinhos. A introdução dessa cultura no Cerrado representa um passo importante para o desenvolvimento de novas alternativas de alimentação animal e humana adaptadas às condições climáticas da região, reforçando o compromisso do IF Goiano com pesquisas voltadas à sustentabilidade e à convivência produtiva com os desafios do bioma.

 

Minicurso promoveu plantio inédito de palma forrageira no IF Goiano – Campus Morrinhos.

 

E-book - Como um dos principais legados do evento, será publicado um livro pela Editora Agronfy, com registro de ISBN e DOI, reunindo 52 capítulos que apresentam revisões de literatura e resultados de pesquisas científicas. A obra contará com a participação de autores de diferentes estados do Brasil, cujos trabalhos foram aprovados pela comissão científica da editora, reforçando a amplitude e a qualidade das produções vinculadas ao evento.

 

Confira as imagens do evento

 

Comunicação Social do IF Goiano – Campus Morrinhos 

Fim do conteúdo da página