Projeto de Extensão promove capacitação à equipe de Alimentação e Nutrição do Hospital Municipal de Morrinhos
Capacita Mais é coordenado pela professora Vania Silva Carvalho.
Coordenado pela professora Vania Silva Carvalho e desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Morrinhos, o Projeto de Extensão "Capacita Mais" nasceu como uma importante ferramenta acadêmica e social para promover momentos de capacitação à equipe da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) do Hospital Municipal de Morrinhos.
Em execução desde o mês de março deste ano, o Projeto de Extensão do Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos conta com a participação de alunos do curso superior de Tecnologia em Alimentos e de professores da área em uma experiência de muita troca de saberes sobre Boas Práticas de Fabricação, Procedimentos Padronizados de Higiene das Operações e práticas referentes ao melhor aproveitamento dos alimentos nas áreas de frutas e hortaliças, panificação e produtos cárneos.
Sobre a iniciativa, a professora Vania explicou que já tinha em mente desenvolver um projeto pensando na parte extensionista do curso de Tecnologia em Alimentos e que a ideia foi concretizada a partir de uma demanda externa do próprio pessoal da cozinha do hospital. "A ideia surgiu justamente da necessidade que o pessoal da cozinha do Hospital Municipal tinha dessa capacitação. A nutricionista do hospital entrou em contato comigo, por meio de uma ex-aluna nossa, que trabalha lá, solicitando essa possibilidade de fazer uma parceria para oferecer essa capacitação, pensando já nos funcionários que tinham acabado de passar no concurso e entrar no hospital", detalha a coordenadora do Capacita Mais.
Com o apoio da diretoria do hospital e da Secretaria Municipal de Saúde, todos abraçaram a proposta e as atividades começaram com um processo de conhecer de perto o funcionamento da cozinha do hospital para levantar informações para a elaboração da capacitação de acordo com a realidade do local. "Os nossos alunos foram até a cozinha e a nutricionista Paula Taynnara mostrou todas as dependências, a dinâmica, os cardápios que são oferecidos lá. A partir dessas informações, nós elaboramos um treinamento sobre Boas Práticas de Fabricação, armazenamento dos produtos, higienização das frutas e hortaliças, higienização dos utensílios", conta a professora Vania.
Após a fase de treinamento no hospital, com encontros mensais, chegou a vez de colocar em prática esse aprendizado e de adquirir mais conhecimentos nos minicursos realizados nos laboratórios do IF Goiano – Campus Morrinhos. Até o momento, foram realizados dois minicursos. Conduzido pela professora Dayana Silva Batista Soares, o primeiro minicurso foi sobre aproveitamento integral de frutas e hortaliças. E na última quarta-feira, 29 de outubro, ocorreu o minicurso de panificação e as participantes aprenderam com a professora Josianny Alves Boêno como fazer deliciosos panetones e casadinhos. Para a dona Ivonete Vieira da Cruz, 63 anos, que é cozinheira no Hospital Municipal e atua há 9 anos na profissão, essa oportunidade de se capacitar é muito importante para levar mais aprendizado e aperfeiçoar mais o trabalho na cozinha do hospital.

Minicurso de Panificação realizado no dia 29 de outubro.
A avaliação positiva do projeto "Capacita Mais" também foi percebida entre os alunos do curso de Tecnologia em Alimentos. O estudante Fellype Alves Rodrigues descreveu a experiência como muito gratificante e destacou a relevância da proposta de aproveitamento integral dos alimentos. "Eu fiquei muito feliz porque é uma área que eu gosto. Está sendo incrível, o pessoal do hospital é maravilhoso, muito receptivo. Elas gostam de aprender, elas interagem. Eu estou amando participar", declara Fellype.
Ressaltando os resultados já percebidos com o projeto, a nutricionista e responsável técnica pela Alimentação e Nutrição do hospital, Paula Taynnara Alves Batista, descreveu uma maior motivação da equipe, com pessoas mais qualificadas, e a otimização dos serviços de alimentação e nutrição, o que consequentemente resulta em uma maior aceitação da dieta. A nutricionista também detalhou o que já foi implementado a partir dos conhecimentos adquiridos. "Em relação à primeira oficina que tivemos aqui no IF, que foi de aproveitamento integral dos alimentos, nós já conseguimos aproveitar os talos de verduras que são oferecidas pela horta comunitária da prefeitura e teve boa aceitação", afirmou Paula Taynnara de forma otimista, inclusive sugerindo que a duração do projeto se estenda por mais tempo.
Quanto à sugestão de continuidade do Capacita Mais, a coordenadora do projeto adiantou que pretende ampliar o projeto e capacitar mais pessoas, como o próprio nome do projeto já indica. "Como a gente está tendo uma resposta muito positiva, a gente pretende ampliar ele para outros setores também. Ampliar não só na rede pública, mas também para a rede privada, tentando alcançar o maior número de pessoas para ser atendido em relação a essa capacitação. Por isso, o nome dele é Capacita Mais", disse a professora Vania, acrescentando que é muito gratificante ver que o trabalho está sendo entregue para tanta gente.
O Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos parabeniza todos os envolvidos nessa iniciativa que, certamente, contribuirá muito para oferecer um padrão cada vez melhor nas refeições servidas a pacientes, acompanhantes e funcionários do hospital, bem como para agregar conhecimentos técnicos à formação dos estudantes a partir de uma vivência extensionista de imenso valor social!
Confira as fotos do minicurso de Panificação
Comunicação Social do IF Goiano – Campus Morrinhos
Redes Sociais