Página inicial > Últimas Notícias Posse > Professor do IFGoiano Campus Posse, participa do evento sobre Ciência Animal e Agricultura na Turquia

Publicado: Quinta, 11 de Outubro de 2018, 17h50 | Última atualização em Quinta, 18 de Outubro de 2018, 20h43 | Acessos: 1648

Professor do IF Goiano Campus Posse participa do International Conference on Food, Agriculture and Animal Sciences (ICOFAAS 2018) na Turquia entre os dias 3 e 7 de outubro.

imagem sem descrição.

O professor Dr. Tiago Neves Pereira Valente do Campus Posse, representou o Instituto Federal Goiano, no evento “International Conference on Food, Agriculture and Animal Sciences (ICOFAAS 2018), que ocorreu em Antália (Turquia) de 3 a 7 de outubro de 2018. Nesta conferência foi apresentado o trabalho intitulado de Profile of the Desirable Fatty Acids in Meat of Cattle Fed With Different Levels of Lipid-Based Diets, apartir de uma parceria com a FMU e a UNESP de São Paulo. O evento abordou novas tecnologias relacionadas com a qualidade de carne, onde se discutiu vários aspectos da alimentação, agricultura e ciência animal. Foi possível um intercâmbio com pesquisadores das Universidades de Siirt, Atatürk e Yeditepe (Turquia). O trabalho mostrou resultados sobre o perfil de ácidos graxos na carcaça de animais nelore alimentados com caroço de algodão ou gordura protegida da ação microbiana no rúmen. Esta pesquisa é importante para o Estado de Goiás, pois o caroço de algodão é muito utilizado por confinadores de gado em todo o estado. O perfil de ácidos graxos na carne afeta principalmente a saúde do consumidor, podendo diminuir riscos cardíacos.

A Turquia é o maior importador de gado vivo do Brasil. Isto ocorre por questões religiosas, os muçulmanos seguem critérios desde a criação até o abate (conhecido como abate halal), nesta condição o gado deve ser abatido após a leitura do alcorão e em direção a Meca. Neste momento a Turquia, poderá diminuir a quantidade de animais vivos importados devido a um momento de crise. No entanto, continua sendo um mercado potencial, abrindo oportunidades de emprego para acadêmicos da área agropecuária, por isso a necessidade de preparar estes alunos para atender esta nova e crescente demanda.