Página inicial > Últimas Notícias Posse > Aluno do IF Goiano Campus Posse é Premiado pelo IntegraIF

Aluno do IF Goiano Campus Posse é Premiado pelo IntegraIF

Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 16h31 | Última atualização em Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 16h35 | Acessos: 673

Projeto apresentado por estudante do IF Goiano - Campus Posse durante o IntegraIF é eleito uma das melhores ações de extensão do Instituto Federal.

O estudante Vinícius Menezes, do curso técnico em informática para a internet integrado ao ensino médio, do campus Posse, representou a instituição como bolsista no I Congresso de Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Goiano (INTEGRAIF) na cidade de Ceres entre os dias 01 a 04 de outubro. O evento reuniu centenas de trabalhos do tripé acadêmico que versavam sobre os mais diversos ramos do conhecimento humano e o discente apresentou o trabalho que executa sob a orientação do professor Allan Kardec Lopes, Mestre em Ciência da Computação e estudioso de Robótica e Inteligência Artificial.

Os trabalhos foram submetidos a uma banca avaliadora e, ao final, premiados conforme a área. O projeto de extensão desenvolvido pelo campus Posse foi eleito um dos melhores do Instituto Federal na área da Informática. Trata-se de um projeto de extensão aprovado pelo edital institucional de fomento à extensão nº 09 de 23/11/2018 e desenvolvido mediante uma parceria entre o Instituto Federal, através de sua gerência de extensão, pela qual responde o professor Ms. Danilo Oliveira, e a escola Francisca Pinto Fernandes Rosa, na cidade de Posse.

O projeto desenvolvido é intitulado: “Robótica educacional para o apoio ao ensino de matemática a alunos do ensino fundamental” e constitui-se numa maneira eficaz de o IF-campus Posse intervir na realidade social onde está inserido. O projeto está em fase de execução e, conforme a fala do bolsista Vinícius Menezes, se destina a auxiliar a compreensão de conceitos matemáticos mediante o uso da robótica. Sistema eletrônicos são instalados em peças de lego, por exemplo, e geram a imagem e a forma que o professor desejar, ajudando a entender conceitos de geometria, fração, matriz dentre outras. O estudante ainda comentou que essa ferramenta é importante não apenas para a necessidade da matemática, mas das outras áreas do conhecimento também.