Página inicial > Últimas Notícias Posse > Alunos do 7º período de Agronomia fazem conjunto de visitas técnicas

Alunos do 7º período de Agronomia fazem conjunto de visitas técnicas

Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 11h45 | Última atualização em Sábado, 11 de Junho de 2022, 01h09 | Acessos: 728

Discentes visitaram ao longo do semestre a produção industrial na Bunge Alimentos, os stands da Bahia Farm Show, o Frigorífico Ouro Verde e a Estação de Tratamento de Água da SANEAGO para consolidação dos conhecimentos do tratamento de água e efluentes.

Na sexta-feira, 03/06, os alunos do curso Bacharelado em Agronomia do 7º período, matriculados na disciplina Optativa I: Tratamento e Reuso de Resíduos Agroindustriais, foram recebidos com um café da manhã oferecido pela Bunge Alimentos de Luís Eduardo Magalhães (BA) onde tiveram uma conversa guiada sobre a Bunge, seu papel no mercado nacional e internacional, foi apresentado a importância e prioridade dada à segurança do colaborador. O grupo discutiu políticas de ingresso para atuação em programas de estágio, trainee e contratação direta.  Foi apresentada às instalações industriais, as unidades de monitoramento e controle do processo. Alunos conseguiram compreender dentro do processo produtivo as etapas de recepção e pesagem da soja, classificação, armazenamento, secagem e ressecagem, moagem, laminação, extração do óleo com hexano, destilação óleo-hexano, decantação, refinamento do óleo cru, recuperação do solvente e retorno, geração de subprodutos como casca, farelo de soja e lecitina. A turma também pode adentrar na área de produção de embalagem, envase, rotulagem, construção de caixas e de palett do produto acabado. Pode-se compreender como a tecnologia tornou uma indústria que atua no Brasil a mais de 117 anos em uma referência para Indústria 4.0, com um controle de qualidade com automatização de ponta, como o uso de Espectroscopia no Infravermelho Próximo para detecção de umidade, quantificação das fases óleo/hexano/água dentro outros.

No mesmo dia, a turma pôde conhecer os stands da Bahia Farm Show, também em Luís Eduardo Magalhães, onde obtiveram conhecimento de novas tecnologias e de discussões que refere a produção agropecuária com respeito e preservação do meio ambiente. A feira teve atuação ímpar também na formação de network para os visitantes, trazendo inclusive importantes nomes do agronegócio para proferir uma palestra na Tecnoseagro 2022, Leandro Barcelos, fundador da Leandro Solo Fértil prometeu presença no evento como palestrante.

Em 20 de junho os discentes conheceram as instalações do frigorífico Frigorífico Ouro Verde em Posse/GO. A visita foi guiada pela setores de administração, áreas de convivência, estação de tratamento para água potável, estação de tratamento de efluentes composto por um conjunto de quatro lagoas, precedida pelos tratamentos preliminares como grade, equalizadores e separação de resíduos sólidos por peneira rotativa; Foram reforçados os conteúdos do tratamento físico-químico para água potável e tratamento biológico com lagoa tipo anaeróbia seguida de aeróbia (sistema australiano) para efluentes. Como complemento os discentes puderam entrar na área industrial de abate de bovinos, podendo visualizar todas as etapas e identificar as linhas que produzem os resíduos e o destino final de cada resíduo.

Na sexta-feira, 29/4, os discentes visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Saneago, concessionária de serviços de saneamento básico em Goiás. O objetivo foi a visualização dos processos e operações unitárias das etapas de tratamento de água, conciliando teoria e prática profissional.

Discentes conheceram o laboratório de controle de qualidade local, onde ocorre o monitoramento da água bruta, da água em cada etapa e da água tratada através de análises físico-químicas, como cor, turbidez, residual de cloro, flúor e pH. Conheceram um sistema de simulação de ensaios de Floculação, Coagulação e Decantação (Jar-test) e um reator tipo russo, utilizado para tratar a água na cidade anteriormente. Os ambientes de preparo e doseamento de reagentes químicos também foram contemplados.

Os principais conteúdos reforçados foram: Floculação, Coagulação, Decantação, Filtração e Desinfecção, etapas do tratamento físico-químico para água e/ou efluentes agroindustriais. “A visita foi muito importante, pois possibilitou associar os conhecimentos em teoria da sala de aula com a aplicação real”, relatou a aluna Thays Hanielly Joaquim dos Anjos.

O Instituto Federal Goiano - Campus Posse, na figura do Professor Ítalo Fernandes, do Coordenador de Curso Lucas Felisberto, do Coordenador de Extensão Danilo Oliveira e do Diretor Geral, Frederico Leite, agradecem à Bunge, ao Frigorífico Ouro Verde e à Saneago S/A pela realização das visitas técnicas.