Página inicial > Últimas Notícias Posse > 4º Dia "D" do IF Goiano - Campus Posse contra o mosquito Aedes aegypti

4º Dia "D" do IF Goiano - Campus Posse contra o mosquito Aedes aegypti

Publicado: Segunda, 28 de Março de 2016, 09h09 | Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2016, 14h19 | Acessos: 1946

O Comitê de combate ao mosquito Aedes aegypti do Instituto Federal Goiano - Campus Posse, realizou o 4º dia "D".

As ações se iniciaram com uma blitz educativa, que aconteceu no dia 8 de março de 2016, no cruzamento da rua Dr. Marquez Gouveia c/ a rua Correntina, no centro de Posse - GO. Durante essa ação foram distribuídos folders e adesivos aos condutores que por ali trafegavam. O público externo ao IF Goiano - Campus Posse atingido em média, foi de 160 pessoas. Durante a blitz, tivemos a presença da Secretária Municipal de Posse, a senhora Elizabeth Maniere Carazzai, que na ocasião também estava realizando o dia "D" da cidade de Posse, no setor Santa Luzia.

Assim, trabalhamos em parceria com as atividades contra o mosquito. A partir daí, o Comitê de Combate ao Aedes aegypti se integral aos agentes de endemias no PSF Santa Luzia no final da manhã, para se inteirar da quantidade de domicílios visitados e a quantidade de focos encontrados. Já no período vespertino, nos reunimos na Secretaria Municipal de Saúde para acompanharmos o processo de cadastramento das ações que foram realizadas ao longo do dia no Conecta SUS.

Esse procedimento é realizado todos os meses pelo corpo de bombeiros da cidade de Posse, que prontamente nos atendeu. E na semana seguinte, realizamos no dia 15 de março de 2016, uma reunião interna com os servidores que compõem o Comitê de Combate ao Aedes aegypti - Campus Posse, para prepararmos as ações que ocorreriam nos próximos dias. Ficou decidido em reunião que visitaríamos mais instituições de ensino na cidade de Posse. E no dia 17 de março de 2016, visitamos a Escola Adventista.

O professor biólogo e também coordenador do Comitê, Gustavo Martins Tavares, realizou um bate papo com os alunos do período matutino da escola mencionada. Estiveram presentes no auditório da escola cerca de 60 crianças de 5 a 7 anos de idade. Na oportunidade, também foram distribuídos folders educativos em combate ao mosquito, fornecidos pela própria escola. Nesse mesmo dia, realizamos uma reunião com a equipe do Comitê, para um feedback das atividades feitas, bem como para programarmos as ações a longo prazo. Também, o Comitê comemorou a aprovação do projeto de Extensão intitulado "Conscientização e prevenção de focos do Aedes aegypti  junto às beneficiarias do Programa Bolsa Família no município de Posse - GO, coordenado pelo professor geógrafo Diego Pinheiro Alencar, em parceria com todos os integrantes do Comitê de Combate ao Aedes aegypti do Campus Posse, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde local.

O projeto foi submetido ao Edital de Nº 6 de 15 de dezembro de 2015, para cadastramento e seleção de projetos a serem desenvolvidos no ano de 2016, com a concessão de uma bolsa para aluno extensionista. O aluno bolsista é Matheus Gonçalves Viana, do Ensino Médio Integrado a Agropecuária do IF Goiano - Campus Posse. Além dele, o projeto tem como alunos voluntários: Amanda Alves de Sousa Silva e Raphael Alves da Silva, também da mesmo curso. Com isso, se encerram as ações desenvolvidas pelo Comitê nesse período.