Página inicial > Últimas Notícias Posse > IF Goiano participa de revezamento da Tocha
olimpíadas 2016

IF Goiano participa de revezamento da Tocha

Publicado: Quinta, 05 de Mai de 2016, 10h45 | Última atualização em Quarta, 25 de Mai de 2016, 20h58 | Acessos: 802

Chama passará por Morrinhos e Trindade na sexta-feira, 6, e em Ipameri no sábado, 7. Alunos e professoras do IF Goiano conduzirão símbolo olímpico.

Começou na terça-feira, 3, o percurso da Tocha Olímpica Rio 2016 no território brasileiro. O ponto de partida foi Brasília e o seu destino final será o Rio de Janeiro, onde chegará no dia 4 de agosto. Neste período, a Chama Olímpica passará por mais de 300 cidades do País. O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participará da celebração, na sexta-feira, 6, quando o símbolo olímpico passará  pelas cidades de Morrinhos e Trindade, e no sábado, 7, a partir das 8h em  Pires do Rio, com participação de servidores e alunos do Campus Urutaí e em seguida na cidade de Ipameri.

Pela manhã, a Tocha passará pelo município de Trindade. No percurso, um dos trechos será percorrido pela professora do Campus Trindade, Maria Socorro Duarte. "Dediquei grande parte da minha vida à Educação e poder carregar a Chama Olímpica é motivo de orgulho, é uma vitória alcançada pela educação”, diz a professora. Natural de Trindade, Maria Socorro acredita que a Educação e o Esporte são caminhos que conduzem as pessoas e principalmente, os jovens, a um futuro melhor. A Tocha percorrerá sete quilômetros em Trindade e terá 27 atletas percorrendo esse percurso.

Na parte da tarde, a Tocha passará pela cidade de Morrinhos, onde será conduzida também pelas mãos do estudante de Agronomia, Welershon Castro, e da aluna do curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Carla Marinho Silva. A estudante foi selecionada por meio do concurso de redação "O Brasil e os Jogos Olímpicos”. Com o texto “Além dos limites”, Carla conquistou o primeiro lugar e terá a honra de conduzir a Chama Olímpica durante o evento.

Ao todo, 16 pessoas irão conduzir a Tocha por Morrinhos. O caminho que será percorrido no revezamento já foi definido, juntamente com o Comitê Organizador do Rio de Janeiro. O trecho total de três quilômetros começa na Praça do Cristo Redentor, no Setor Aeroporto. A concentração principal acontecerá na Avenida Senador Hermenegildo de Morais, na Praça do Mercado, no Centro. Em cada parada haverá uma programação para receber o comboio do Comitê Olímpico Rio 2016. No sábado, 7, a Tocha passará pela cidade de Ipameri. Lá, ela passará pelas mãos da professora do Campus Avançado Ipameri, Laressa Rodrigues Rocha.

Simbolismo - O revezamento da tocha olímpica representa a tradição dos mensageiros da Grécia Antiga que viajavam pelas cidades anunciando a data dos Jogos, era uma forma de comunicação do evento. Os mensageiros também proclamavam a “trégua sagrada”: um mês antes e enquanto durassem as competições esportivas, todas as guerras em curso deveriam cessar para que atletas e espectadores pudessem participar dos Jogos com segurança. A chama olímpica evoca ainda a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais.

Assessoria de Comunicação Social, com acréscimo de informações