Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > II Fórum dos Coordenadores de Curso tem início no Campus Ceres

II Fórum dos Coordenadores de Curso tem início no Campus Ceres

Publicado: Quinta, 21 de Março de 2019, 16h10 | Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2019, 15h52 | Acessos: 608

Evento reúne coordenadores de cursos de níveis médio e superior e pessoal dos departamentos de Ensino de todo o IF Goiano. Programação envolve mesa redonda, palestra e grupos de trabalho.

Início do evento foi marcado pela apresentação da Banda de Percussão do Campus Ceres
imagem sem descrição.

Teve início na tarde desta quinta-feira, 21 de março, a 2ª edição do Fórum de Coordenadores de Curso do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). O encontro, com o tema O papel do coordenador de curso frente aos desafios acadêmicos e da gestão educacional, visa discutir os desafios e entraves na formação acadêmica, em todas as unidades da Instituição. Envolvendo coordenadores dos cursos técnicos e das graduações, o Fórum tem caráter itinerante, sendo realizado neste ano de 2019 no Campus Ceres.

Além dos coordenadores de curso, diretores de Ensino e outras autoridades de diversos campi se fizeram presentes, além dos pró-reitores da Instituição e do reitor, Vicente de Almeida. Este, em sua fala, salientou a importância da figura do coordenador de curso, considerado por ele “aquele quem segura o boi pelo chifre”, estando à frente da realidade de estudantes e professores e convivendo cotidianamente com as dificuldades apresentadas. Almeida falou ainda sobre o modelo de formação dos Institutos Federais, destacando a interiorização da educação como uma experiência exitosa e que deve ser levada adiante.

Vicente de Almeida, reitor do IF Goiano: o coordenador de curso é quem sabe as demandas de estudantes e de professores

A programação do Fórum se divide entre os dias 21 e 22. No primeiro dia, além da abertura, foi realizada a palestra com o professor Odilon Neto, do Campus Morrinhos do IF Goiano, que versou sobre aspectos humanizados na coordenação de curso, e a mesa redonda sobre políticas de permanência e êxito dos estudantes.

Neto narrou brevemente sua trajetória enquanto docente da Rede Federal, que completa 15 anos em 2019, e chamou atenção para o papel do coordenador como companheiro dos estudantes, inclusive nos cursos de graduação. “O estudante de graduação pode depender mais de um braço estendido que o do técnico, porque ele já é maior de idade e por isso, sem o braço estendido, ele vai embora, ele larga o curso”, defende o professor.

Para o palestrante, ultimamente se tem preocupado muito com questões burocráticas, como sistemas acadêmicos, deixando de lado o “ser humano” em relação aos estudantes, que muitas vezes buscam no coordenador uma pessoa para discutir planos de futuro profissional ou resolver inquietações pessoais. Odilon Neto defende que o “atendimento humanizado”, que conseguirá reter o estudante no curso, deve ocorrer em todos os âmbitos da vida acadêmica - da sala de aula e coordenação, passando pela secretaria escolar e chegando a espaços de convivência, até mesmo a cantina.

Odilon Neto, do Campus Morrinhos, durante sua palestra. Além da participação de hoje, o professor já contribuiu na 1ª edição do Fórum

Permanência e êxito – Após a fala do palestrante, teve início a mesa redonda, composta pelos pró-reitores de Ensino, Pesquisa, Extensão, Administração e Desenvolvimento Institucional. Além deles, participam do momento também o diretor de Ensino do Campus Ceres, Adriano Braga, a coordenadora de Apoio Pedagógico local, Miriam Macedo, e estudantes integrantes das representações estudantis - Grêmio e centros acadêmicos. A proposta é apresentar e discutir os resultados das pesquisas sobre evasão escolar, realizadas com estudantes e servidores de todo o Instituto, e ouvir também os depoimentos dos estudantes, a fim de compreender quais são os obstáculos a serem vencidos para garantir a permanência do estudante e sua formação.

Acesse a programação do evento aqui

Ascom Campus Ceres