Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Presidente da Fapeg visita Campus Rio Verde
Início do conteúdo da página

Presidente da Fapeg visita Campus Rio Verde

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2019, 17h37 | Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 15h55 | Acessos: 951

Robson Domingos Vieira, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) reuniu-se com pesquisadores e visitou laboratórios.

O presidente esteve acompanhado do gerente científico da Fundação, Vanderlei Veget Cassiano Lopes Júnior, e do pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação do IF Goiano, professor Fabiano Guimarães, que é também conselheiro da entidade.

Presente no encontro, o diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Anísio Correa da Rocha, destacou o pioneirismo do professor Fabiano frente ao setor de pesquisa e pós-graduação da instituição e sua liderança junto às agências de fomento, dentre elas, a Fapeg, com a qual professor Anísio espera ter sempre uma parceria fortalecida. O diretor também agradeceu a presença da equipe da Fapeg, liderada pelo seu presidente e a todos os representantes dos campi do IF Goiano.

Investimentos na pesquisa: do técnico ao pós-doutorado

O diretor de pós-graduação, pesquisa e inovação do Campus Rio Verde, professor Alan Carlos Costa, relatou aos visitantes que a pesquisa na unidade começa na base, com os programas de iniciação científica, e prossegue até o pós-doutorado - destacando a dinâmica da verticalização adotada pelo campus, que oferece cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em nível de mestrado e doutorado.

Segundo professor Alan, essa realidade só é possível devido às parcerias com as agências financiadoras e destacou o forte elo que a instituição tem com a Fapeg. O diretor também falou dos bons índices alcançados pelos programas de mestrados e doutorados, por ocasião de suas avaliações, fato que, segundo ele, confirma o que se espera da ciência e tecnologia.

Valorizando o interior do Estado

Conhecer as demandas do interior goiano para definir estratégias de ação é um dos objetivos de Robson Vieira, que está à frente da Fapeg desde o início deste ano. Segundo ele, a intenção é descentralizar os trabalhos da entidade buscando valorizar e fortalecer os municípios goianos.

Para o presidente, sua gestão visa priorizar os projetos que “dêem resultados para o Estado” e justifica dizendo que a limitação de recursos exige essa priorização. Sobre o pagamento das bolsas em atraso, o presidente garantiu que o Estado está se organizando financeiramente e que, em breve, a situação será regularizada.

Polo Embrapii

Robson disse também querer se inspirar no Polo Embrapii do IF Goiano para criar novos polos no Estado. “Pretendemos desenvolver centros de excelência em farmácia, mineração, moda e engenharias nos moldes do Polo Embrapii do IF Goiano, que é muito elogiado por onde a gente passa”, disse.

O representante da Fapeg, ao ser informado sobre a verticalização no Campus Trindade na área de Engenharia, disse querer visitar o campus para conhecer de perto o seu potencial.

Ao final do encontro com os pesquisadores, o presidente visitou alguns laboratórios de pesquisas do Campus Rio Verde.

 Setor de Comunicação Social e Eventos

Fim do conteúdo da página