Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Paulo Freire é destaque em mostra interdisciplinar científica

Paulo Freire é destaque em mostra interdisciplinar científica

Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 19h15 | Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2019, 17h41 | Acessos: 1012

Acadêmicos de Ciências Biológicas e Química apresentaram os resultados de suas análises e reflexões de obras de grandes gênios do conhecimento. Paulo Freire foi o mais citado na mostra.

Ao lado de Paulo Freire, figuras como Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Lavoisier e Karl Marx. Os trabalhos apresentados mostravam suas contribuições para com a ciência, a cultura, a arte, a economia, a política e a educação.

A história dos grandes intelectuais foi reproduzida também por meio da voz juvenil dos acadêmicos, que não se esquivaram de entrar em detalhes sobre os feitos de cada um e sobre como esses feitos se reverberam nos dias atuais.

Assuntos como opressão, classe e gênero foram retirados da obra "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire. Os autores do trabalho fizeram questão de enfatizar a importância do reconhecimento da opressão por parte do oprimido, que segundo suas análises, é muito enfatizada na obra do Patrono da Educação no Brasil.

Outro livro analisado pelo grupo de alunos foi "Pedagogia dos Sonhos Possíveis", que discute a diferença entre classes, com enfoque no conflito entre aquilo que se é e aquilo que a sociedade espera ser.

Os estudantes também fizeram questão de apresentar a biografia do Paulo Freire, aquele que, com sua experiência na alfabetização em massa inspirou o Plano Nacional de Alfabetização, arquivado com o golpe de 1964.

A mostra foi organizada pelo Centro de EducAção Rosa de Saberes.

Setor de Comunicação Social e Eventos