Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é comemorada no câmpus

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é comemorada no câmpus

Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2015, 16h41 | Última atualização em Quarta, 04 de Novembro de 2015, 17h35 | Acessos: 1204

Escritores da Academia Rio-Verdense de Letras, Artes e Ofícios (Arlao) e estudantes da Escola Estadual Filhinho Portilho se encontram no Câmpus Rio Verde do IF Goiano durante comemoração da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

John Barros declamando poema

O encontro foi promovido pelos servidores da biblioteca do câmpus em um gesto de valorização da integração comunidade/escola. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir relatos de escritores sobre a construção de seus livros, como a comovente história do escritor Luis Berté que escreveu sobre o ato heroico de seu filho que perdeu a vida ao salvar uma mulher que tentava suicídio em Bruxelas, na Bélgica.

Além de Luis Berté, estiveram presentes os escritores, Virneide Fátima, Clênia Leão, Leon Denir, Zilda Pires e Nilda Barros, presidente da Arlao.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura, João Orlando, aproveitou o momento para contar a história do surgimento do livro, desde a escrita em papiros até a tecnologia atual. Segundo ele, apesar dos avanços nas comunicações eletrônicas, o livro terá sempre seu lugar de destaque. João Orlando falou ainda sobre a Academia Rio-Verdense de Letras, Artes e Ofícios, que foi fundada em 1994 pelo escritor Filadelfo Borges e tem como um de seus objetivos incentivar o surgimento de novos escritores, além de valorizar os já existentes.

Também presente no evento, o diretor-geral do câmpus, professor Anisio Correa da Rocha, que agradeceu a visita dos escritores e dos estudantes da escola vizinha. Também fez questão de ressaltar a presença dos professores que acompanhavam o grupo sem esquecer de parabenizar a todos os servidores envolvidos na organização do evento. Professor Anisio lembrou do novo prédio da biblioteca que está em construção e que terá sua capacidade de atendimento ampliada. Assunto também mencionado pelo gerente de ensino, professor João das Graças Santana.

O momento foi coroado com a participação do aluno do curso de Ciências Biológicas, John Barros, também é membro do Núcleo Artes, Ciências e Cultura do IF Goiano (Naif). O estudante encantou a todos ao declamar dois poemas de poetas nordestinos. Outro momento sublime foi a participação do cantor Osvaldo Santos, que entoou a música Poemas e Canções.

Ao final do encontro, os escritores autografaram seus livros e junto com os alunos, participaram de um lanche típico da culinária regional. Estudantes também foram premiados com livros.

Comemorações

Entre os dias 23 e 29 de outubro, é comemorada a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Aproveitando o ensejo desta celebração, e com o intuito de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da leitura e da preservação do acervo bibliográfico, a Biblioteca do Câmpus Rio Verde do IF Goiano desenvolveu diversas ações durante todo o mês, como exposição de fotografias e pinturas de artistas regionais. Dentre as telas apresentadas, obras do servidor do câmpus Edevaldo Gomes de Souza. Houve ainda a II Feira de Troca de Livros.

Veja fotos do evento