Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Confira definições do Plano Estratégico de Permanência e Êxito

Confira definições do Plano Estratégico de Permanência e Êxito

Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 10h45 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 14h17 | Acessos: 1662

Metas visam promover ações sistêmicas e locais para manutenção da permanência e êxito dos estudantes no âmbito do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Com o objetivo promover ações sistêmicas e locais articuladas com vistas à permanência e o êxito dos estudantes no âmbito do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) apresenta o Plano Estratégico de Permanência e Êxito (PEPE) da Instituição. O projeto, que integra diferentes ações, é coordenado pelas pró-reitorias de Ensino e de Extensão.

Entre os meses de outubro e novembro de 2018 foi aplicado um questionário para diagnosticar os principais fatores de evasão e retenção dos estudantes do Ensino Médio e Técnico e Educação Superior na modalidade presencial e à distância a fim de apontar ações pedagógicas e administrativas de superação que visem o monitoramento e a diminuição das taxas de evasão e retenção no âmbito do IF Goiano.

À época foi realizado um levantamento quantitativo e qualitativo das taxas e causas de evasão e retenção. No levantamento quantitativo, as taxas de evasão, retenção e eficiência acadêmica foram analisadas a partir dos dados do SISTEC/Plataforma Nilo Peçanha 2017.

No levantamento qualitativo, as causas de evasão, retenção e eficiência acadêmica, referentes ao ano de 2018, foram coletadas por meio de um formulário eletrônico, que foi aplicado para docentes, técnicos administrativos efetivos da área pedagógica e para todos os estudantes em curso de todos os níveis, formas, tipos e modalidades de ensino da educação básica profissional e superior, independentemente de seu ano e período do curso na modalidade presencial e à distância.

A partir dos dados quantitativos e qualitativos foi construído coletivamente pelas comissões um formulário específico para ser aplicado aos estudantes evadidos entre 2018 e 2019. Esse formulário tem por objetivo compreender, a partir da fala desses estudantes, os reais motivos de evasão dos cursos do IF Goiano, o qual será aplicado até o mês de outubro de 2019.

Foi acordado com as comissões locais da permanência e diretores de ensino que esse formulário deverá ser um documento padrão do IF Goiano a ser adotado pelas secretarias dos campi para que o estudante, que porventura, indicar sua desistência do curso, seja por transferência, por trancamento de matrícula ou até mesmo por abandono do curso, o preencha como condição de receber o documento solicitado de desistência do curso.

Como parte de uma das ações do PEPE foi realizado no início do ano de 2019, pelas Pró-Reitorias de Ensino e Extensão nos 12 campi do IF Goiano, o PEPE itinerante. Nessas visitas foram apresentados os resultados do diagnóstico de 2018, as ações realizadas de permanência e êxito e as proposições de intervenção, tanto institucionais quanto locais, de superação e monitoramento da evasão e retenção.

As pró-reitorias de Ensino e Extensão acreditam que as proposições levantadas a partir do PEPE contribuirão para elevar os índices de permanência e êxito dos estudantes, em todos os níveis, tipos, formas e modalidades de ensino ofertadas pelo IF Goiano, por meio de ações efetivas e coletivas.

Clique e veja documentos para consulta:

1.Principais ações e proposições por campus

2.Principais fatores de evasão-Ensino médio e Superior