Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Divulgação científica dos cursos de Ciências Biológicas na Feira da Morada do Sol

Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 12h12 | Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2019, 20h12 | Acessos: 1055

Nesta quinta-feira (27), professores e alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas promoverão a primeira edição do "Desbaratando a Biologia: longe de casa".

Na feira da Praça da Morada do Sol, próximo ao Fórum, os alunos dos 3º, 5º e 7º períodos dos cursos Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) apresentarão painéis desenvolvidos nas disciplinas de Bioquímica, ministrada pelo professor Fábio Dyszy); Fundamentos de Geologia e Paleontologia, ministrada pelos professores Rafael Leal e Jânio Cordeiro; Parasitologia e Zoologia dos Vertebrados, também com professor Jânio e  Zoologia dos Invertebrados II, com a professora Lia Raquel.  Além disso, será feita uma exposição de fotografias de células e tecidos vegetais produzidas pela Prof. Valdnea Casagrande e seus orientados.

Essa ação objetiva divulgar os conteúdos científicos dos cursos mencionados, bem como complementar a formação dos futuros biólogos que atuarão nas instituições de ensino, pesquisa e empresas da região. Desse modo, o evento é, de fato, uma aplicação prática de métodos pedagógicos sugeridos por pesquisadores da educação como David Ausubel, Ley Vygostky e Paulo Freire, partindo da premissa de que o conhecimento nunca está pronto e acabado, mas sempre em construção.

Além de trazer as experiências vividas pelos alunos para dentro dos conceitos aprendidos em sala de aula, os professores das disciplinas incentivaram os alunos a pensar e responder perguntas cotidianas baseados nos conhecimentos científicos abordados nas disciplinas. Assim, dentro da disciplina de Bioquímica, por exemplo, os alunos desenvolveram painéis explicando o que existe no veneno das abelhas ou quais os aspectos bioquímicos da depressão ou do alcoolismo, dentre outros temas muito interessantes.

Na disciplina de Parasitologia, os alunos irão mostrar, por exemplo, que a falta de saneamento básico e consumo de água e alimentos contaminados podem contribuir para o contágio de zoonoses, como, ascaridíase, toxoplasmose e doença de Chagas.

Na Zoologia de Vertebrados serão abordados a evolução, a ecologia e o estado de conservação de espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios ocorrendo no Cerrado. Na disciplina de Paleontologia, os temas serão voltados para o processo de fossilização e ocorrência de dinossauros em Rio Verde. Por sua vez, os discentes de Zoologia de Invertebrados II apresentarão as caixas entomológicas produzidas durante o semestre com insetos da fauna local.

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio Verde, por meio da coordenação das feiras da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, comandada por Pedro Alberto Cabral.

A feira da Praça da Morada do Sol ocorre às quintas feiras, na Avenida JK, entre a Praça da Morada do Sol e o Fórum. Os alunos farão a exposição dos trabalhos próximo ao Fórum, entre as barracas de alimentação e os brinquedos das crianças.

Setor de Comunicação Social e Eventos