Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Projeto IF Solidário: famílias carentes de vários bairros recebem donativos

Projeto IF Solidário: famílias carentes de vários bairros recebem donativos

Publicado: Sexta, 06 de Novembro de 2015, 09h45 | Última atualização em Terça, 10 de Novembro de 2015, 19h59 | Acessos: 1833

Famílias em vulnerabilidade socioeconômica do bairro Serpró, Jardim América, Adriana, Mariana 2, Gameleira e Dom Miguel receberam a visita da equipe que compõe o Projeto “IF Solidário – ações solidárias e voluntariado educativo no Câmpus Rio Verde”. Na ocasião, receberam donativos como, alimentos, roupas, calçados e brinquedos.

Equipe do Projeto IF Solidário
imagem sem descrição.

O projeto surgiu da percepção de que a cultura contemporânea da descartabilidade e do consumismo tem distanciado cada vez mais os jovens do contexto social em que vivem. Tem o propósito de aproximar os estudantes do câmpus   a esta realidade social e engajá-los em atividades de voluntariado educativo, como a captação e distribuição de bens de consumo e duráveis e também de conhecimentos que possam ser partilhados com pessoas e instituições efetivamente carentes destes recursos. Durante as visitas, além de doações de bens materiais, as famílias recebem orientações e consultorias sobre assuntos diversos.

O projeto prevê ainda a criação permanente de captação e oferta de donativos, na perspectiva de incentivar a prática do altruísmo e cidadania de todos.  “Acreditamos na importância da humanização dos futuros profissionais e a escola é, de fato, um ambiente de formação de valores e núcleo de cidadania plena”, diz o coordenador do grupo, professor David Vieira Lima, acrescentando que a troca de experiências e o engajamento social e inclusivo terão impactos muito positivos na vida de todas as pessoas, tanto das atendidas, quanto dos estudantes e voluntários do projeto.

Segundo ele, o projeto é baseado na participação voluntária e altruísta e será de construção contínua. Portanto, precisa da ajuda tanto dos alunos, quanto das pessoas que queiram fazer qualquer tipo de doação (exceto dinheiro).

A equipe é composta pelos estudantes dos cursos de Ciências biológicas (Daiane Dourado) e Zootecnia (Maryene, Karine, Nayara, Valéria, Liliane, Geyniane, Maria das Dores, Maura, Isadora e Lorena Brito), além do professor David, que coordena as ações. O IF Solidário tem o apoio da Diretoria de Extensão que colabora com o recebimento e organização das doações.

Jornada Técnico-Científica e Cultural

Parte dos alimentos arrecadados para essa distribuição é resultado de uma campanha realizada entre os alunos dos cursos técnicos em Agropecuária, Alimentos, Administração, Informática, Biotecnologia, Contabilidade, Química, Proeja/Administração e Proeja/Edificações. Para participar das atividades da Jornada cada aluno contribuiu com 1 quilo de alimento não perecível. A iniciativa rendeu cerca de 400 quilos, entre arroz, feijão, macarrão e óleo.