Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Lançado 2º volume do Jornal Desbaratando a Biologia

Lançado 2º volume do Jornal Desbaratando a Biologia

Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 18h04 | Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 16h25 | Acessos: 997

Professor Jânio Cordeiro Moreira apresenta o 2º volume do Informativo "Desbaratando a Biologia", uma iniciativa dos professores da área de Ciências Biológicas que buscam difundir conhecimentos científicos de forma simples. Uma nova edição é lançada a cada 4 meses.

Texto de apresentação do Informativo:

"Será mesmo que mulheres não podem estudar, fazer cursos universitários, serem autônomas? Felizmente, há mulheres como Marie Curie e outras que não acreditaram/acreditam nisso e contribuíram sobremaneira para o desenvolvimento do conhecimento científico. Mesmo no Brasil, há muitos exemplos. É justamente para apresentar essas experiências que foi organizado esse número especial do Desbaratando a Biologia.

Para nós, um dos grandes desafios do século XXI é conscientizar as pessoas de que a ciência é importante para todos, pertence a todos e não está restrita a uma casta, uma elite de “iluminados”. Não há (ou não deveria haver) restrições de cor, sexo, etnia, idade para a tarefa de analisar informações, refletir sobre temas para produzir o conhecimento.

Infelizmente, vários grupos permanecem marginalizados ou pouco reconhecidos no exercício da ciência. Apesar de brilhantes contribuições aos diversos campos da ciência, as mulheres ainda permanecem pouco representadas no mundo acadêmico. Além do preconceito, desafios tais como conciliar maternidade e vida cientifica ainda estão presentes.

Mas, nós do Desbaratando a Biologia não concordamos com isso e queremos espalhar também a noção de que centros de pesquisa, universidades, laboratórios, indústrias são lugares para que a competência e criatividade femininas possam brilhar. Nesse sentido, nosso desafio foi produzir um número especial inteiramente escrito, produzido e editado por mulheres.

Felizmente, a Profª Valdnea aceitou o desafio de fazer a edição e teve ajuda de outras docentes e alunas dos três níveis de ensino ofertados no IF Goiano/Campus Rio Verde (técnico, graduação e pós-graduação) para escrever os artigos e fazer a editoração. Esperamos que todos gostem! Aproveitem a leitura!"

Acesse:

Desbaratando a Biologia vol. 2