Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Integra IF Goiano tem participação de estudantes do Campus Rio Verde

Integra IF Goiano tem participação de estudantes do Campus Rio Verde

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 16h20 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 14h09 | Acessos: 656

Evento de ensino, pesquisa e extensão está acontecendo no Campus Ceres. Alunos de Ciências Biológicas, Química e Agronomia do Campus Rio Verde estão participando com apresentações de trabalhos científicos.

Vários temas estão sendo debatidos no evento que reúne a comunidade acadêmica de todas as unidades do IF Goiano. Um deles é a curricularização da extensão, tema que está em pauta desde o final de 2018, quando o Conselho Nacional de Educação estabeleceu que ações de extensão devem compor no mínimo 10% da carga horária dos cursos superiores. O assunto reuniu profissionais de Educação do IF Goiano, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), do Instituto Federal Sul-riograndense e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Uma das contribuições acerca desse tema foi do professor Sidinei Cruz Sobrinho, do Instituto Federal Sul-riograndense, que acumula seu histórico profissional atuações como Pró-Reitor de Ensino no Instituto Federal Farroupilha e como Presidente do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão desse mesmo Instituto Federal. Segundo ele, partindo do fato de que a própria Constituição Federal de 1988 já traz o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a curricularização da extensão já está dada por si. A questão é traçar as formas de a promover, levando em consideração os objetivos e finalidades das próprias instituições.

Professor Sidinei Cruz também discorreu sobre o Ensino Médio Integrado, outro tema em discussão no Integra.  “O Ensino Médio integrado vem em meio a essa ideia de não-separação entre a formação geral e a habilitação profissional provocada pela formação profissional técnica” e complementa dizendo que esse é ou deveria ser um diferencial dos Institutos Federais no país. Segundo Sidinei, ainda não há consenso interno nas instituições acerca dessas questões. Porém, uma forma de superar possíveis divergências de entendimento é possibilitar a abertura ao diálogo, a fim de que se discutam e se reelaborem conceitos, termos e categorias de forma institucional.

O Integra IF Goiano termina nessa sexta-feira, dia 04, com debates sobre as perspectivas para o ensino, pesquisa e extensão no IF Goiano.

Acesse página do evento

Seção de Comunicação Social e Eventos com informação da Ascom Campus Ceres