Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > USP seleciona alunos de Biologia para cursos de verão

USP seleciona alunos de Biologia para cursos de verão

Publicado: Quinta, 12 de Novembro de 2015, 10h53 | Última atualização em Segunda, 16 de Novembro de 2015, 17h05 | Acessos: 4081

Três alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Goiano – Câmpus Rio Verde foram selecionados para cursos de verão que serão realizados na Universidade de São Paulo (USP), nos câmpus São Paulo e Ribeirão Preto.

Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP
imagem sem descrição.

O aluno Thierry Pueblo Freitas Girotto, do 6º período, foi selecionado para participar do XI Curso de Verão em Bioquímica em Biologia Molecular, que é oferecido pelo Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP (IQ-USP), que ocorrerá entre 11 e 22 de janeiro de 2016. Foram disponibilizadas 30 vagas a alunos de graduação de qualquer IES de todo o país.

O curso, que tem a finalidade de estimular o ingresso de estudantes na pesquisa científica, consistirá de trabalhos práticos empregando técnicas atuais de Bioquímica e Biologia Molecular. Essa prática será realizada em diferentes laboratórios de pesquisa do Departamento de Bioquímica. Clique AQUI e acesse a página do evento.

Já os alunos Gregório Marques Rodrigues e Wallaf Silva Lopes, do 8º período, foram selecionados para participar do XXI Curso de Verão em Genética, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). O curso ocorrerá de 18 a 29 de janeiro de 2016. Foram ofertadas 40 vagas a alunos de graduação de IES de toda a América Latina.

O objetivo do curso é divulgar as linhas de pesquisa desenvolvidas no Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. É uma atividade destinada a alunos graduandos ou recém-graduados que tenham cursado a disciplina de Genética e tenham interesse em conhecer os diferentes campos de atuação por ela proporcionados. As aulas teóricas e práticas serão realizadas em período integral durante duas semanas. Clique AQUI e acesse a página do evento.

A Profª. Drª. Maria Andréia Corrêa Mendonça, coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e professora da disciplina de Genética, ressalta a importância de atividades extra-curriculares para os alunos de graduação: “A experiência de aprendizado em outras instituições, além de ser enriquecedora na medida em que os alunos terão oportunidades de conhecer outras linhas de pesquisa e laboratórios, poderá trazer novos contatos profissionais para esses estudantes, visando uma pós-graduação nas áreas dos cursos ofertados”.

O Prof. Dr. Fábio Henrique Dyszy, coordenador do Bacharelado em Ciências Biológicas e professor da disciplina de Bioquímica, agradece ainda o apoio institucional do IF Goiano – Câmpus Rio Verde, que, através da Diretoria de Extensão, financiará parcialmente a ida e manutenção dos três alunos nos cursos de verão. “Gostaria de agradecer ao professor José Weselli de Sá Andrade, diretor de extensão do Câmpus Rio Verde, à servidora Telma Aparecida Falbo da Silva, gerente de extensão e ao pró-reitor de extensão do IF Goiano, professor Sebastião Nunes da Rosa Filho, pelo auxílio financeiro. O trabalho de cada um deles foi fundamental, pois, mesmo em um cenário financeiro desfavorável, desdobraram-se para obter esse auxílio em tempo recorde, reconhecendo a importância destes cursos para a formação dos alunos”.

Colaborou: Professor Fábio Henrique Dyszy