Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Congresso discute o papel da docência no âmbito das tecnologias e humanidades

Congresso discute o papel da docência no âmbito das tecnologias e humanidades

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 16h17 | Última atualização em Sexta, 08 de Novembro de 2019, 00h34 | Acessos: 470

Tema foi apresentado pela professora Maria Antônia Ramos de Azevedo da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Rio Claro).

A pesquisadora, que tem doutoramento em Pedagogia Universitária e larga experiência em formação de professores, processos de gestão escolar e interdisciplinaridade, falou aos participantes sobre o papel da docência na formação profissional do futuro, levando em conta a tecnologia e as humanidades.

Segundo ela, cabe às instituições de ensino produzir conhecimentos vinculados aos anseios sociais, no entanto, pondera que a pesquisa tem que ter papel educativo e não apenas utilitário.

A pesquisadora também defende as ciências humanas ressaltando sua relevância em todos os níveis de formação e lamenta os ataques que estas enfrentam na atualidade.

Quanto ao trabalho docente, a professora é solidária àqueles que se veem diante de uma sobrecarga de atividades que incluem o ensino, a pesquisa e a extensão, muitas vezes com atuação em diversos níveis de ensino. Para ela, um esforço que exige ressignificação constante de suas práticas pedagógicas.

Por fim, Maria Antônia ressalta que os Institutos Federais possuem importantes mecanismos de produção e divulgação da ciência, porém, sugere que seja “uma ciência que pense no outro”.

Confira a programação completa nos sites dos eventos:

8º CPPG e 9º Semapós

1º Simpea