Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Curricularização da extensão é discutida no Campus Rio Verde
Início do conteúdo da página

Curricularização da extensão é discutida no Campus Rio Verde

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 18h49 | Última atualização em Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 14h45 | Acessos: 543

Assunto foi debatido no campus entre professores e equipe do projeto Ação Itinerante, formada por servidores das pró-reitorias de Ensino e de Extensão.

A curricularização das atividades de extensão, pesquisa e inovação é uma determinação do Plano Nacional de Educação. As discussões sobre o tema no IF Goiano tiveram início no primeiro semestre do ano passado reunindo os diretores das três áreas que debateram a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pautando-se pelos fundamentos legais e conceituais.

A partir de então, teve início um plano de trabalho constituído de várias etapas e uma delas foi a implantação do projeto Ação Itinerante que consiste na circulação de membros da comissão formada para conduzir os debates por todas as unidades do IF Goiano. Durante as visitas, as equipes reúnem-se com professores e técnicos administrativos ligados ao ensino, pesquisa e extensão.

Esta semana a equipe esteve no Campus Rio Verde. No encontro, Geisa D’Ávila Ribeiro Boaventura, Diretora de Extensão, salientou que ao fazer extensão, o aluno sai melhor preparado para o mundo do trabalho e  que a curricularização antecipa o contato dele com esse mundo. Atualmente, isso ocorre apenas por ocasião dos estágios.

Segundo ela, os desafios da curricularização são muitos e algumas estratégias precisam ser praticadas, sendo a primeira delas, a formação dos envolvidos. Geisa também falou sobre a necessidade do mapeamento das demandas da região e sobre a elaboração de diretrizes curriculares que atendam a essas demandas. Segundo ela, os PPCs precisam passar por reformulação, assim como deverão passar por adequações alguns serviços administrativos, a exemplo do Q-Acadêmico.

Professores presentes questionaram sobre recursos para desenvolvimento das ações e falaram sobre a importância da desburocratização dos processos. Em relação a esses assuntos, a equipe acredita que ajustes deverão ser feitos para a viabilização da proposta.

 

Assessoria de Comunicação Social e Eventos

Fim do conteúdo da página