Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Siass IF Goiano/IFG fala sobre coronavírus nos ambientes de trabalho e aulas

Siass IF Goiano/IFG fala sobre coronavírus nos ambientes de trabalho e aulas

Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 16h54 | Última atualização em Sexta, 13 de Março de 2020, 18h24 | Acessos: 1211

Órgão apresenta orientações de prevenção da doença. De acordo com a equipe de saúde, atividades letivas e laborais devem acontecer normalmente.

Com o intuito de orientar servidores, alunos e também a comunidade em geral acerca da doença COVID-19, causada pelo coronavírus, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal (Siass) IF Goiano/IFG reforça uma série de medidas de como se prevenir da doença. O órgão destaca que as atividades letivas e laborais da Instituição podem ser mantidas normalmente.

Como medida preventiva, a higienização das mãos e de superfícies são fundamentais para evitar a transmissão. Cobrir a boca e nariz ao tossir com a parte interna do braço e depois lavá-lo e evitar tocar olhos, boca e nariz com mãos não lavadas também são ações importantes para evitar a contaminação. De acordo com o médico da equipe de saúde do Siass IF Goiano/IFG, Flávio Morais, já é notório o aumento da busca por álcool-gel por parte dos servidores da Instituição.

Mas além dessas ações, Flávio reforça que o acesso às informações corretas é uma das principais medidas contra a disseminação do vírus. “O caos são as fake news (notícias falsas), sendo que o momento é de tranquilizar e informar corretamente”, explica. Para tanto, o médico destaca a página eletrônica criada pelo Ministério da Saúde especificamente para divulgar informações a respeito do coronavírus (veja link abaixo). De acordo com ele, além das informações serem atualizadas diariamente, há também um espaço para combater as fake news, onde o usuário tem acesso à comprovação da veracidade de notícias veiculadas em qualquer que seja o canal.

Sobre as atividades letivas e laborais, Flávio destaca que não há motivos para suspensão de aulas ou serviços. De acordo com o médico, ainda não há registros de contaminação comunitária no Brasil, ou seja, casos em que uma pessoa ficou doente pelo contato com outra infectada pelo vírus. “Até o momento, aqui no país, os casos de contaminação só foram registrados em quem esteve no exterior, inclusive o tratamento dessas pessoas está sendo feito em casa”, relata.

Na Instituição, de acordo com Flávio, além de ações de higienização, o cuidado pode ser tomado especificamente em relação àqueles alunos e servidores que estiveram no exterior recentemente. “Mas não no sentido de excluí-los ou agir com preconceito, e sim de prevenção e atenção”, destaca o médico. Para ele, atualmente, cuidados e formas de prevenção de doenças como a dengue, por exemplo, devem ser motivos maior de preocupação e apresentam uma ameaça mais próxima. “Não podemos esquecer o dever de casa”, afirma.

Em caso de dúvidas, a equipe de saúde do Siass IF Goiano/IFG se coloca à disposição de alunos e servidores pelo e-mail siassifs@hotmail.com.

Clique e acesse a página do Coronavírus - Ministério da Saude

Tire suas dúvidas sobre Fake News sobre o coronavírus