Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Coronavírus: pronunciamento da direção-geral do Campus Rio Verde
Início do conteúdo da página

Coronavírus: pronunciamento da direção-geral do Campus Rio Verde

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 13 de Março de 2020, 18h19 | Última atualização em Segunda, 16 de Março de 2020, 09h31 | Acessos: 1361

A Direção Geral do IF Goiano - Campus Rio Verde comunica que, em razão da Pandemia do coronavírus, por enquanto, não há motivos para suspender as aulas ou as atividades administrativas e solicita que servidores ou alunos que tenham retornado de viagens a países estrangeiros neste ano de 2020 comuniquem imediatamente à chefia imediata ou coordenação de curso.

A comunicação é importante para que cada caso seja acompanhado/aconselhado. Recomenda-se prudência também a toda comunidade acadêmica no que diz respeito as suas interações sociais fora do ambiente acadêmico. Dessa forma, reafirma-se que a comunidade acadêmica deve manter-se vigilante, sem entrar em pânico.

O NCOVID-19 (ou simplesmente coronavírus, como vem sendo chamado) mostra uma capacidade grande de contágio, com riscos a pessoas com doenças respiratórias, hipertensos, diabéticos e idosos (65 anos ou mais). Também recomenda-se cautela às mulheres grávidas. Em crianças, é praticamente nulo o número de casos graves, e esse cenário parece se repetir em adultos jovens (Thomson, G.A. Int J Clin Pract. e13497, 2020 – disponível em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/ijcp.13497).

Os principais sintomas são similares a uma gripe comum, como tosse e febre e alguma dificuldade respiratória. A maioria das manifestações é de leve a moderada, e, caso esses sintomas se agravem, um médico deve ser procurado. A transmissão se dá por superfícies contaminadas (como mesas e cadeiras, por exemplo), bem como por gotículas de saliva expelidas ao falar, tossir e espirrar.

Por isso, é importante a higiene das mãos, utilizando álcool 70% ou água e sabão. Deve-se tossir cobrindo a boca com lenços ou o braço, nunca com as mãos. Não compartilhe objetos como copos, talheres ou garrafas. Evite tocar na boca, nariz e olhos sem que as mãos estejam higienizadas. Abra as portas e janelas dos ambientes, ventilando-os. Caso apresente os sintomas, permaneça de repouso e se os sintomas se tornarem severos, procure atendimento médico.

Máscaras devem ser usadas apenas pelas pessoas com suspeita de portar o vírus, e devem ser trocadas a cada 2h. Não há remédio para o coronavírus em si. Não há nenhuma comprovação de quaisquer receitas caseiras para inativar o vírus.

 

Manteremos as atividades programadas até segunda ordem. Estamos alinhados com o Ministério da Educação e Ministério da Saúde. Caso surjam novidades, a comunidade será prontamente comunicada.

 

Mais informações: 

Recomendações do Ministério da Educação (OFÍCIO-CIRCULAR No 23/2020/GAB/SETEC/SETEC-MEC)

Link para o aplicativo do SUS sobre o NCOVID-19 para Android (também disponível para iOS na App Store): https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes

Link para a publicação do Ministério da Saúde sobre o coronavírus, com diversas informações: https://portalarquivos2.saude.gov.br/campanhas/coronavirus/downloads/pecas/livreto-sem-faca-de-corte.pdf

Link para o site especial do Ministério da Saúde sobre o coronavírus: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

 

Direção-Geral do IF Goiano - Campus Rio Verde

 

 

Fim do conteúdo da página